Humanização da prescrição médica

uso de pictogramas na prescrição médica como forma de combater a má adesão terapeutica

Autores

Palavras-chave:

Educação em saúde, Pictogramas, Humanização, Prescrição médica

Resumo

Relatar a experiência de produção de tecnologia de informação e comunicação em saúde, em forma de oficina proposta pela Liga Acadêmica de Humanização do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, visando informar e orientar sobre a utilização dos pictogramas nas prescrições médicas. Método: O documento trata-se de um relato de experiência sobre a realização de uma oficina, como parte das atividades do semestre letivo de uma liga acadêmica com os ligantes e alunos do curso de medicina do UniFOA. A oficina foi realizada no campus do UniFOA com sessenta alunos, dentre eles ligantes e não ligantes. Resultados: A construção proporcional a integração do eixo ensino-extensão, aproximando os participantes da realidade da má adesão medicamentosa pela falta de compreensão e atendimento individualizado, proporcionando uma reflexão acerca da realidade em que estamos inseridos como mecanismo de transformação da nossa realidade mais próxima. Conclusão: A experiência proporcionou a disseminação de informações científicas de forma acessível e responsável, além de integrar os conhecimentos teóricos com a articulação de ideias práticas para a execução dos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, M. R. A., et al. Prescrição pictográfica: uma estratégia facilitadora da adesão ao tratamento farmacológico. Anais do XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. 2018.

BARROS, Izadora Menezes da cunha et al. Avaliação de um conjunto de pictogramas por um grupo de idosos brasileiros: uma análise qualitativa. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 36, n. 1, 2015.

DAVIS, Terry C. et al. Improving patient understanding of prescription drug label instructions. Journal of general internal medicine, v. 24, n. 1, p. 57-62, 2009.

MARTINS, Maristela Santini. Vivência de profissionais da atenção primária à saúde relativa aos direitos dos pacientes. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

ROCHA, Graziela Correia; PIRES, Magna Célia Pereira Cabral; TEIXEIRA, Heurisongley Sousa. Pictogramas: estratégias para auxílio aos idosos no uso correto dos medicamentos. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 12, p. 12074-12078, 2021.

SILVA, A.P. et al. Fatores associados à não adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica: uma revisão integrativa. Journal of Research: Fundamental Care Online, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 4047-4055, jan. 2016.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Mariah Mangeon do Amaral El Jurdi, Lara Thoany Alves de Oliveira Silva, Maria Clara Borges da Silva, Érica de Toledo Nogueira, Clarice Carneiro Teixeira, Livia Marques Rocha, & José Roberto Arantes. (2023). Humanização da prescrição médica: uso de pictogramas na prescrição médica como forma de combater a má adesão terapeutica. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/938

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)