Qualidade da informação de Podcasts

adaptação de uma ferramenta para avaliação do conteúdo digital da área médica

Autores

Palavras-chave:

podcast, questionário, educação médica, DISCERN, qualidade

Resumo

O uso de podcasts como fonte de aprendizado vem crescendo em todas as áreas, inclusive na medicina. Apesar disso, indicadores ou ferramentas que validem a qualidade dos conteúdos apresentados ou a credibilidade das informações transmitidas pelos podcasts ainda não são encontrados. Sendo assim, esse estudo objetiva desenvolver uma ferramenta capaz de avaliar a qualidade do conteúdo de podcasts que tragam informações sobre saúde e tratamento de doenças. Para tal, foi realizada uma adaptação do questionário DISCERN. Esse questionário foi criado em 1996 por British Library, Universidade de Oxford e National Health Service (NHS) para validar conteúdos escritos sobre saúde e tratamento de doenças. O questionário adaptado é composto por quatro seções e 24 perguntas que têm como objetivo responder sobre a confiabilidade do canal do Podcast; a qualidade das informações veiculadas em cada episódio; a qualidade das informações sobre tratamentos médicos transmitidos nos episódios e a qualidade geral da informação do podcast. Após validação, o questionário será aplicado no trabalho de conclusão de módulo do curso de Medicina do UniFOA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LOGULLO, Patricia et al. The Brazilian Portuguese Version of the DISCERN Instrument: Translation Procedures and Psychometric Properties. Value in Health Regional Issues. v.20, p. 172-9, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.vhri.2019.09.001

MCHUGH, Siobhan. Podcasts: o rádio reinventado. O Correio da UNESCO. Paris, n.1, janeiro-março 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/courier. Acesso em: 22 março 2023, 14:59.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001, p. 720.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, ed.3, 2001

PATERSON S, Quinten et al. A Systematic Review and Qualitative Analysis to Determine Quality Indicators for Health Professions Education Blogs and Podcasts. Journal of Graduate Medical Education. v.7, n.4, p.549-554, 2015. DOI: https://doi.org/10.4300/JGME-D-14-00728.1

SHEPPERD, Sasha et al. A 5-star system for rating the quality of information based on DISCERN. Health Information and Libraries Journal. v.19, p.201-5, 2002. DOI: https://doi.org/10.1046/j.1471-1842.2002.00398.x

SHEPPERD, Sasha et al. DISCERN questionnaire. Disponível em http://www.discern.org.uk/. Acesso em: 17 maio 2023, 11:14.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Bruna Heloísa de Oliveira Soares, Samara de Souza Freitas, & Cláudia Yamada Utagawa. (2023). Qualidade da informação de Podcasts: adaptação de uma ferramenta para avaliação do conteúdo digital da área médica. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/937