Qualidade da informação de Podcasts
adaptação de uma ferramenta para avaliação do conteúdo digital da área médica
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.937.2023Palavras-chave:
podcast, questionário, educação médica, DISCERN, qualidadeResumo
O uso de podcasts como fonte de aprendizado vem crescendo em todas as áreas, inclusive na medicina. Apesar disso, indicadores ou ferramentas que validem a qualidade dos conteúdos apresentados ou a credibilidade das informações transmitidas pelos podcasts ainda não são encontrados. Sendo assim, esse estudo objetiva desenvolver uma ferramenta capaz de avaliar a qualidade do conteúdo de podcasts que tragam informações sobre saúde e tratamento de doenças. Para tal, foi realizada uma adaptação do questionário DISCERN. Esse questionário foi criado em 1996 por British Library, Universidade de Oxford e National Health Service (NHS) para validar conteúdos escritos sobre saúde e tratamento de doenças. O questionário adaptado é composto por quatro seções e 24 perguntas que têm como objetivo responder sobre a confiabilidade do canal do Podcast; a qualidade das informações veiculadas em cada episódio; a qualidade das informações sobre tratamentos médicos transmitidos nos episódios e a qualidade geral da informação do podcast. Após validação, o questionário será aplicado no trabalho de conclusão de módulo do curso de Medicina do UniFOA.
Downloads
Referências
LOGULLO, Patricia et al. The Brazilian Portuguese Version of the DISCERN Instrument: Translation Procedures and Psychometric Properties. Value in Health Regional Issues. v.20, p. 172-9, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.vhri.2019.09.001
MCHUGH, Siobhan. Podcasts: o rádio reinventado. O Correio da UNESCO. Paris, n.1, janeiro-março 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/courier. Acesso em: 22 março 2023, 14:59.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001, p. 720.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, ed.3, 2001
PATERSON S, Quinten et al. A Systematic Review and Qualitative Analysis to Determine Quality Indicators for Health Professions Education Blogs and Podcasts. Journal of Graduate Medical Education. v.7, n.4, p.549-554, 2015. DOI: https://doi.org/10.4300/JGME-D-14-00728.1
SHEPPERD, Sasha et al. A 5-star system for rating the quality of information based on DISCERN. Health Information and Libraries Journal. v.19, p.201-5, 2002. DOI: https://doi.org/10.1046/j.1471-1842.2002.00398.x
SHEPPERD, Sasha et al. DISCERN questionnaire. Disponível em http://www.discern.org.uk/. Acesso em: 17 maio 2023, 11:14.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.