Histologia com metodologia ativa: o desenvolvimento de “flashcards” como método de ensino médico
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.936.2023Palavras-chave:
Histologia, Educação à Distância, Metodologia ativaResumo
Os “flashcards” atualmente são uma ferramenta de grande relevância no aprendizado médico uma vez que permitem a aprendizagem por meio da repetição espaçada dos conteúdos. Na atualidade, podem ser feitos de forma digital com o auxílio, do “software Anki”. Dessa forma, temos como objetivo criar um conjunto de cartões das lâminas histológicas no formato de “flashcards” com perguntas e respostas que serão disponibilizados aos discentes do curso de medicina como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem da disciplina de histologia. Para a elaboração do material foram coletadas lâminas histológicas de todos os tecidos e órgãos do corpo humano nos laboratórios da disciplina de histologia do curso de medicina do UniFOA. No total, 245 fotografias foram tiradas em alta resolução com os três tipos de aumento (4X, 10X e 40X) do microscópico Opticam© 0400S do laboratório morfofuncional do UniFOA. A partir disto, destacamos estruturas histológicas importantes em cada lâmina fotografada e, a partir disso, os “flashcards” foram desenvolvidos na plataforma “Anki”. Portanto, os autores concluem que os “flashcards” se mostram como uma opção relevante de autoestudo da disciplina histologia e assim, torna o aprendizado mais fácil e interessante pois permite a educação à distância por meio da metodologia ativa.
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