Jornalismo colaborativo
estudo de caso da participação dos telespectadores no Bom Dia Rio
Palavras-chave:
Jornalismo colaborativo, Telespectador, Telejornalismo, Participação, Bom Dia RioResumo
Este trabalho está vinculado a uma monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) ainda em desenvolvimento que tem como tema o telejornalismo e como ele tem utilizado diferentes formas para se aproximar cada vez mais do seu telespectador. E para isso conta com um recurso que é a tecnologia, dentre as quais estão as redes sociais, a internet, as plataformas de comunicação e muitas outras. Nota-se também, que com todas essas particularidades, a participação e a interatividade são presentes na programação de muitos telejornais. Assim, para este artigo, analisa-se o telejornal Bom Dia Rio, da rede Globo, com o objetivo de compreender de que forma a contribuição do telespectador auxilia na formação/produção de um programa telejornalístico. Foram analisadas duas edições do programa, a dos dias 14 e 15 de março de 2022, e todas as participações vieram por meio do Whatsapp, o que confirma a hipótese inicial do trabalho sobre a sua predominância como plataforma de contato entre jornalistas e público para a elaboração de matérias. A participação dos telespectadores proporciona maior vínculo com aquilo que está sendo noticiado, e para isso cabe a esse profissional averiguar as fontes, ver se realmente aquilo que está sendo proposto é algo verídico e que possa ser levado a diante, como a produção e execução da matéria.
Downloads
Referências
AROSO, Inês. A Internet e o novo papel do jornalista. 2003. Disponível em http://bocc.ubi.pt/pag/aroso-ines-Internet-jornalista.pdf Acesso em 11 de março de 2022.
CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. O Jornalismo Colaborativo no telejornal com as novas mídias digitais. Tese de Doutorado. São Paulo: PUCSP, 2011. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13570. Acesso em 10 de junho de 2022.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais/ São Cristóvão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2005.
GAWLINSKI, Mark. Interactive Television: Production. Oxford: Focal Express, 2003.
ROST, A. Interatividade: definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, J. (Org.). Web-jornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: LabCom, 2014. p. 53–88.
TOURINHO, Carlos. Jornalismo regional e optativo na Rede Globo: Programa Painel de Domingo. Vitória: Espaço Livros, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.