Design UX

uma abordagem sobre inclusão no Zoológico Municipal de Volta Redonda

Autores

  • Bárbara Ferreira e Souza UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ
  • Marcos Kazuiti Mitsuyasu UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ https://orcid.org/0000-0002-5087-5572

Palavras-chave:

Zoológico, Inclusão, Design UX, Multissensorial

Resumo

Historicamente, pessoas tidas como deficientes sempre foram segregadas do restante das sociedades. Em períodos mais recentes, políticas e iniciativas públicas e privadas passaram a buscar maior inclusão a esses indivíduos, sendo que o Brasil, inclusive, é visto como destaque na promoção de acessibilidade e oportunidades a eles. Todavia, ainda mostra-se necessário colocar em prática, manter e financiar tais ações com maior afinco, uma vez que, segundo o último censo, realizado em 2010, quase um quarto da população brasileira possui alguma deficiência, e o acesso ao esporte, ao lazer e a ambientes públicos, bem como usufruir o que estes oferecem, são garantidos pelos governos a todos os cidadãos. Assim, para desenvolver um atrativo multissensorial envolvendo a Experiência do usuário e ideias de inclusão para aplicação no Zoológico Municipal de Volta Redonda, foi aplicado o método Design Thinking durante o desenvolvimento deste projeto. Dessa forma, por meio de um questionário e conversas com os atores envolvidos, foi possível definir seus diferentes perfis e conhecer seus desejos e necessidades, ao mesmo tempo em que visitas de campo permitiram analisar a atual estrutura do Zoológico Municipal de Volta Redonda sobre diversos aspectos e empregos similares de design universal voltados ao lazer e à cultura no Brasil e no mundo, inclusive em zoológicos. Além disso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre diversos temas que agregassem ao projeto e auxiliassem no desenvolvimento de possíveis soluções, após analisados e sintetizados. Uma vez que o presente projeto ainda está em andamento, espera-se que possa contribuir para que quaisquer pessoas tenham acessibilidade para aproveitar o Zoológico Municipal de Volta Redonda, e, ainda, aumentar o conhecimento e conscientização sobre o tema para que seja melhor desenvolvido futuramente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRÃO, E. B.; DOS SANTOS, S. X. DA EVOLUÇÃO DOS ZOOLÓGICOS AO ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 2, n. 10, p. e210862, 2021.

CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal – Métodos e Técnicas para Arquitetos e Urbanistas. 4. ed. São Paulo: Senac, 284 p., 2017.

CARDOSO, Eduardo et al. Contribuição Metodológica em design de sinalização. Pesquisa sobre a metodologia em design de sinalização. Núcleo de Design Gráfico Ambiental – NDGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011. p. 10-30

CHAGAS, Eduardo Sant’anna Bonifácio. Brandtype: Uma análise tipográfica a Volta Redonda. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso) - Curso de Design do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda, RJ. 2020.

LIMA, Raphael Leal Roldão. Zoológicos de realidade virtual e santuários de animais: alternativas não violadoras da dignidade animal. 115 f. 2021. Dissertação- Programa de pós-graduação em Direito, UFBA - Universidade Federal da Bahia. 2021.

SANTOS, Michelle Marcolino. Design de Superfície: Estampas para Produtos do Parque Nacional do Itatiaia. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso) - Curso de Design do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda, RJ. 2018.

VIANNA, Maurício et al. Design Thinking - Inovação em Negócios. 1.ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 162 p., 2012.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Bárbara Ferreira e Souza, & Marcos Kazuiti Mitsuyasu. (2022). Design UX: uma abordagem sobre inclusão no Zoológico Municipal de Volta Redonda. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/87

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas