Poluição sonora

como podemos usar ferramentas digitais em seu combate

Autores

  • Pedro Douglas da Silva UERG, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Paracambi, RJ
  • Otavio Alves de Brito Lucindo da Silva UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Paracambi, RJ https://orcid.org/0000-0002-4442-7618

Palavras-chave:

Poluição Sonora, Qualidade de Vida, Ruído, TI

Resumo

Frequentemente, ligamos a televisão e não encontramos nenhum canal falando sobre poluição sonora, o mesmo no rádio, acreditamos que na maior parte dos meios de mídia de massa esse assunto também não é debatido; a questão é que esse tipo de poluição está intrincada ao modo de vida das cidades urbanas, e silenciosamente causa seus males, todavia sem que haja um combate enfático do poder público contra o problema diretamente. Sendo assim, para que a poluição sonora seja combatida, primeiro ela precisa ser discutida, precisa estar no centro do debate público, já que o tema é de extrema relevância para qualidade de vida nas cidades. Este trabalho, irá apresentar o uso de ferramentas digitais, facilmente acessadas pela população em geral, para coleta e mensuração de dados referentes a exposição da população a poluição sonora, nossa análise se concentra na Região de Bairros de Engenheiro Pedreira, na cidade de Japeri/RJ, na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, todavia a pesquisa apresentada, é posta como plano de fundo para que as ferramentas digitais utilizadas, tomem forma como instrumentos de superação desde problema social, com base nisso, acreditamos que apenas com o debate público, os problemas relacionados a poluição sonora podem ser resolvidos ou mitigados, e esse assunto só chegará ao debate, se a população afetada, compreender o problema e agir sobre ele, e isso começa com a mensuração do mesmo, que na falta de coleta e divulgação de dados oficiais relacionados, mostraremos ferramentas hábeis para tal fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CÂMARA MUNICIPAL DE JAPERI: Lei Orgânica de Japeri. Disponível em: http://camarajaperi.rj.gov.br/arquivos/Lei_organica_do_Municipio_de_Japeri_revisada.pdf Acessado em 16 set. 2022.

COSTA, M. S. (2008). Um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acessado em: 20 ago. 2022.

DATAVIVA. Disponível em: http://dataviva.info/pt/ Acessado em: Junho de 2022.

IBGE CIDADES Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ Acessado em Junho de 2022.

INVIVO: Poluição sonora um problema mundial de saúde pública. [Por]: Renata Boher. Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/saude/poluicao-sonora/ Acesso em: 16 set. 2022.

NASCIMENTO, Maria do Socorro. O ruído no ambiente educacional: como os professores percebem este problema. Universidade Federal de Pernambuco, 2018. Disponível em: <https://repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/859/1/tcc_mariadosocorrodonascimento.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2022.

Rodrigues, N. M. MODO DE VIDA URBANO E POLUIÇÃO SONORA EM VIÇOSA-MG. Revista Eletrônica Geoaraguaia. Barra do Garças-MT. V 3, n.2, p 211 - 225. agosto/dezembro. 2013.

TRECOS DE OFICINA: Decibelímetro vs celular – comparação, correção e teste. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cla7_tvsmIA&ab_channel=TrecosdeOficina Acesso 01. ago. 2022.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Pedro Douglas da Silva, & Otavio Alves de Brito Lucindo da Silva. (2022). Poluição sonora: como podemos usar ferramentas digitais em seu combate. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–5. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/85

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)