O tráfico de pessoas e a convergência digital das comunicações
uma análise sobre a tecnologia a favor do cibercrime
Palavras-chave:
Tráfico de pessoas, Convergência digital, Comunicação, Tecnologia, CibercrimeResumo
O tráfico de pessoas é uma forma moderna de escravidão, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Por ser moderno, sua prática faz uso das formas mais sofisticadas de tecnologia de informação e comunicação. Isso é feito por meio de uma convergência digital, proporcionando aos criminosos um amplo espectro para atuarem dentro da esfera do cibercrime. Tudo isso é potencializado pela natureza transnacional do tráfico de pessoas, crime que tem um mercado extremamente lucrativo e que faz inúmeras vítimas todos os anos. A lucratividade também possibilita o investimento em equipamentos de alta tecnologia, bem como, na contratação de especialistas capacitados para atuarem nas organizações criminosas por meio das redes de contato sustentadas pela internet. O presente trabalho tem por objetivo geral demonstrar como o tráfico de pessoas é um tema da mais alta relevância para o âmbito jurídico, bem como, para qualquer área do conhecimento que explore as questões envolvendo os direitos humanos, pois permite identificar quem é essa vítima do tráfico de pessoas, apontando a violação de seus direitos fundamentais e os limites encontrados pelo Estado no combate a esse tipo de criminalidade. Como objetivos específicos, essa pesquisa procurará demonstrar o que vem a ser essa convergência digital de informações que inseri o tráfico de pessoas no rol dos cibercrimes; em continuidade, enfatizaremos o fundamento constitucional que exige medidas de urgência para uma maior reprimenda desse ato. Trata-se de pesquisa bibliográfica e descritiva, apoiada em livros, sites, jurisprudência e legislação pátria. Espera-se, como resultado, refletir sobre a necessidade de um direito penal informático que fortaleça o combate aos crimes por meio da internet. Uma das pautas da discussão são os documentos internacionais que tratam do tráfico de pessoas e preveem a cooperação entre os países para o enfrentamento desse crime, inclusive, sob a perspectiva tecnológica. Conclui-se que o tráfico de pessoas tem grande potencial de crescimento se os países não enfrentarem esse problema utilizando-se das mesmas ferramentas tecnológicas para o bem-estar da população.
Downloads
Referências
BARRETO, Alesandro Gonçalves; KUFA, Karina; SILVA, Marcelo Mesquita. Cibercrimes e seus reflexos no direito brasileiro. 2ª ed. Salvador/BA: Juspodivm, 2021.
IGNACIO, Júlia. Tráfico de Pessoas: Como é feito no Brasil e no mundo? Politize. Disponível em: https://www.politize.com.br/trafico-de-pessoas-no-brasil-e-no-mundo/. Acesso em: 20 de outubro de 2021
JESUS, Damásio de. Tráfico internacional de mulheres e crianças – Brasil: aspectos regionais e nacionais. São Paulo: Saraiva, 2003.
NUCCI, Guilherme de Souza. Prostituição, Lenocínio e Tráfico de Pessoas: aspectos constitucionais e penais. 2ª ed. rev. atual.e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
ONU NEWS. Proporção de vítimas infantis de tráfico mais que dobrou em 12 anos. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/07/1681801. Acesso em: 20 de janeiro de 2022.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Manual de capacitação sobre o tráfico de pessoas. 2ª Edição. Brasil: OIT, 2010. 60 p.
RODRIGUES, Thaís de Camargo. Tráfico Internacional de pessoas para exploração sexual. São Paulo: Saraiva, 2013
UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIME – UNODC. Tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, 2000. Disponível em: https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/trafico-de-pessoas/index.html. Acesso em: 16 de setembro de 2022.
ZANIOLO, Pedro Augusto. Crimes Modernos: o impacto da tecnologia no direito. 4ª ed. Salvador/BA: Juspodivm, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.