Redes sociais e a transferência de conhecimento

o caso do Instituto de Economia Agrícola, São Paulo.

Autores

  • Fabiana Kawassaki Hirashima Instituto de Economia Agrícola, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. https://orcid.org/0000-0002-2081-1594
  • Carlos Eduardo Fredo Instituto de Economia Agrícola, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. https://orcid.org/0000-0002-2792-6853
  • André Kazuo Yamagami Instituto de Economia Agrícola, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. https://orcid.org/0000-0001-5556-8697
  • Patrícia da Silva Augusto Instituto de Economia Agrícola, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. https://orcid.org/0000-0001-9378-4403
  • Tereza Satiko Nishida Pinto Instituto de Economia Agrícola, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. https://orcid.org/0000-0002-6279-1704
  • Vagner Azarias Martins Instituto de Economia Agrícola, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. https://orcid.org/0000-0002-3715-2185
  • Celso Luis Rodrigues Vegro Instituto de Economia Agrícola, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. https://orcid.org/0000-0002-8630-0500

Palavras-chave:

Facebook, Instagram, Divulgação, Estatística, Monitoramento

Resumo

O Instituto de Economia Agrícola (IEA) é um órgão público de pesquisa do estado de São Paulo, que atua na geração e divulgação de conhecimento e de informações estatísticas na área da socioeconomia aplicada às necessidades dos diferentes elos das cadeias produtivas dos agronegócios. Usualmente, seus principais canais de transferência de conhecimento são periódicos, palestras, boletins e o site da instituição. Num mundo competitivo e digital, o IEA passou a fazer uso, desde meados de 2020, de redes sociais como Facebook e Instagram no intuito de: ampliar o conteúdo produzido, conquistar novos usuários, tornando-se mais ágil na divulgação de suas informações. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados alcançados com a utilização dessas redes sociais. A metodologia envolve análise descritiva a partir de dados obtidos de plataformas de monitoramento como o Meta Business Suite no período de março a julho de 2022. Como resultados preliminares, destacam-se: produção e divulgação de 592 conteúdos entre feed e stories em cinco meses de atividade e inclusão de 460 usuários na rede do Instagram e 126 no Facebook. Quanto ao perfil dos usuários, estes caracterizam-se por serem jovens, faixa etária que é mais engajada nas redes sociais, distribuídos igualmente entre homens e mulheres. As principais conclusões são que, com o uso das redes sociais, o IEA ampliou a transferência de conhecimento e ao mesmo tempo se inseriu no mundo digital, valorizando sua marca, sua produção científica e aumentando sua competitividade na área de economia agrícola. O uso de relatórios com tais indicadores permite a gestão dessas redes por parte da equipe responsável, aprimorando conteúdo e visual no intuito de conquistar mais usuários. Dessa forma, o produto principal do IEA, que é a informação, passa a ser cada dia mais reconhecido, mais valorizado e melhor apropriado pelos diferentes agentes ligados ao agronegócio, melhorando a reputação institucional.

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Referências

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Publicado

24-10-2022

Como Citar

Hirashima, F. K., Fredo, C. E., Yamagami, A. K., Augusto, P. da S., Pinto, T. S. N., Martins, V. A., & Vegro, C. L. R. (2022). Redes sociais e a transferência de conhecimento: o caso do Instituto de Economia Agrícola, São Paulo. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/8