Mulheres em Tech

criando conexões para compartilhar experiências e motivar mulheres a aprender e atuar em áreas relacionadas a tecnologia

Autores

Palavras-chave:

Mulheres em tecnologia, Mulheres nas exatas, Podcast

Resumo

Muitas mulheres já passaram por um caso de sexismo, termo que define o preconceito de gênero. Perante isso, é natural que meninas e mulheres sintam-se desencorajadas em direcionar seus esforços para o aprendizado de carreiras atreladas à tecnologia. Assim, é preciso questionar esse estereótipo engessado e machista que tecnologia é para homens, que ainda existe na área. Expor exemplos, dar visibilidade a representatividade, incentivar ingresso na graduação tecnológica, são de suma importância e por isso a motivação da presente pesquisa. O projeto Mulheres em Tech visa incentivar, valorizar, conectar e dar visibilidade às mulheres das áreas relacionadas a tecnologia. A equipe é formada por 8 mulheres, sendo 1 professora e 7 alunas do Curso de Sistemas de Informação do UniFOA. O projeto iniciou-se com uma pesquisa diagnóstico entre as alunas e docentes com o intuito de conhecer esse contexto na UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda e região, além da criação de perfil nas mídias sociais e arte para divulgação. Foi elaborado roteiro, cronograma e outros itens para o planejamento de podcasts, gravados no estúdio da instituição, para servir de apoio sobre temas relacionados as mulheres na tecnologia, que já possui um episódio disponível. Visitas em escolas Municipais e Estaduais da região, para divulgação das experiências de profissionais da área, é uma das mais importantes estratégias do projeto e essa ação foi iniciada, tendo ainda possibilidade de expansão. Entendemos que criar iniciativas que aproximem mulheres que já se encontram atuantes na área de TI, com alunas do ensino médio e técnico, cria espaços de reflexão e discussão sobre o tema e pode, além de incentivar as mulheres envolvidas, também contribuir para a conscientização dos homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Battirola, L. C., Setti, G. de O.; Linares, D. R.; Almeida, B. S. de; Uliana, M. P.; Goncalves, C. da C. S. Paridade de Gênero na Ciência: Uma Análise da Participação das Mulheres na Argentina, no Brasil e no Paraguai. Revista Virtual Química, 2022, 14(2), 235-246. Sociedade Brasileira de Química. Disponível em https://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/view/4162/935 Acesso em setembro de 2022.

CHINAGLIA, Larissa. Tecnologia: Vem para esse universo! Disponível em https://bossabox.com/blog/1195-2/. Acesso em: setembro de 2022.

GATES, Melinda. O Momento de Voar. Editora Sextante. 2019.

INFOBASE. Infográfico Mulheres na Tecnologia. Disponível em https://infobase.com.br/infografico-mulheres-na-tecnologia/ Acesso em setembro de 2022.

TAVARES, Josafá. Mulheres na TI, dados estatísticos do Brasil. Disponível em https://www.mindtek.com.br/2021/05/mulheres-na-tecnologia-dados-estatisticos-no-brasil/. Acesso em: setembro de 2022.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Maria Júlia Alves Carvalho de Souza, Luciane Carvalho Jasmin de Deus, Maíra Guimarães Martins, Ana Beatriz da Cruz Sutani Motta, Larissa Vianna Cavalcante, & Luiza Helena Dias Pereira. (2022). Mulheres em Tech: criando conexões para compartilhar experiências e motivar mulheres a aprender e atuar em áreas relacionadas a tecnologia. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/77

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)