Método para elaboração de inventário de emissões atmosféricas de material particulado proveniente de processos metalúrgicos

Autores

Palavras-chave:

Processos industriais, Redução de perdas em processos, Balanço material, Controle de poluição atmosférica

Resumo

Os processos metalúrgicos tiveram início no Brasil a partir do século XVI e desde então têm contribuído para o crescimento econômico nacional em termos de fabricação, fundição e tratamento de metais e ligas, sejam para consumo interno, sejam para exportação. No entanto, o processo metalúrgico, a despeito de todos os avanços tecnológicos experimentados ao longo dos séculos, ainda apresenta aspectos ambientais de alta relevância, principalmente quando o assunto é poluição atmosférica. Frequentemente indústrias metalúrgicas são alvo de críticas e até mesmo de sanções legais por conta de provocarem incômodos às vizinhanças por emissões fugitivas de seus respectivos sites, além dos casos em que resultados de monitoramento de emissões de fontes fixas e/ou móveis apresentarem eventualmente índices acima dos limites máximos permitidos em instrumentos regulatórios em vigor no país. Com o objetivo de contribuir para a elaboração de Sistemas de Gestão Ambiental de processos metalúrgicos o presente trabalho apresenta uma proposta de metodologia para inventariar emissões de material particulado tipicamente gerado em tal tipologia industrial. A relevância do presente estudo se dá em função de que ao se inventariar uma atividade industrial do gênero metalúrgico em termos de emissões atmosféricas de material particulado, torna-se possível identificar eventuais oportunidades de redução de desperdícios no processo metalúrgico, evitando custos com sistemas de abatimento de material particulado e elevando a conversão de matérias primas em produtos acabados, que são os fundamentos principais da conclusão da pesquisa desenvolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKADIRI, Seyi Saint; ADEBAYO, Tomiwa Sunday. The criticality of financial risk to environment sustainability in top carbon emitting countries. Environmental Science and Pollution Research, p. 1-17, 2022.

CARDONA, Lina Maria Varón et al. Estudo do processo de fabricação de briquetes compostos de carvão vegetal e carvão fóssil. São Paulo, ABM, 2014.

CHANG, Moo Been et al. Evaluation of the emission characteristics of PCDD/Fs from electric arc furnaces. Chemosphere, v. 62, n. 11, p. 1761-1773, 2006.

COSTA, Isabela Angelloti et al. Análise do perfil de emissões atmosféricas do setor industrial do estado do Rio de Janeiro. 2021.

DINIZ, Guilherme Marques Batista. Adoção de soluções de analytics em um processo B2B. 2022.

FRAISOLI, Camila; LAZARI, Gracielle Danielle; PANSANI, Alexandre. A legislação ambiental e os impactos do setor metalúrgico. Revista Faculdades do Saber, v. 1, n. 01, p. 17-27, 2016.

MASHUD, Abu Hashan Md et al. A sustainable inventory model with controllable carbon emissions, deterioration and advance payments. Journal of Cleaner Production, v. 296, p. 126608, 2021.

SANTOS, Haroldo Lima et al. Relação entre poluentes atmosféricos e suas consequências para a saúde. Revista Científica Intr@ ciência, v. 17, p. 01-24, 2019.

SINGH, Ramesh. Applied welding engineering: processes, codes, and standards. Butterworth-Heinemann, 2020.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Wanderson de Moura Reis, & Marcus Vinicius Faria de Araujo. (2022). Método para elaboração de inventário de emissões atmosféricas de material particulado proveniente de processos metalúrgicos . Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/71

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias