Estudo das propriedades mecânicas do compósito de tecido plano de algodão em matriz polimérica
Palavras-chave:
Ensaio de tração, Ensaio de flexão, Ensaio de impacto, Gramatura, TitulaçãoResumo
Nos dias atuais tem-se buscado por materiais que atendam a soluções tipo redução de peso sem perder a resistência mecânica, e nessa linha este trabalho procurou produzir um compósito que atendesse essa demanda. Para esse fim, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho mecânico de um compósito com matriz de resina poliéster reforçado com tecido plano de algodão (TPA) por meio de ensaios de tração e impacto, a fim de comprovar a viabilidade do seu uso como matriz polimérica para a fabricação de compósitos. Foram confeccionadas as placas de resina pura, e com as configurações de 2, 4, 8,10 e 12 camadas de TPA. Dessas placas foram retirados corpos de prova para os ensaios de tração, flexão e impacto. Foi observado que a resistência à tração aumentou com adição das camadas de TPA, sendo que a configuração com 10 TPA, obteve-se o melhor resultado. Quanto a resistência a flexão, os resultados se mantiveram abaixo da resistência para a resina pura. Entretanto a energia armazenada aumentou com adição do TPA, logo fica comprovada a viabilidade do uso do TPA com reforço, na fabricação desse compósito.
Downloads
Referências
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM D790: Standard Test Methods for Flexural Properties of Unreinforced and Reinforced Plastics and Electrical Insulating Materials. ASTM International, West Conshohocken, PA, 2015.
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM D3039: Standard Test Method for Tensile Properties of Polymer Matrix Composite Materials. ASTM International, West Conshohocken, PA, 2014.
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM D3776: Standard Test Methods for Mass Per Unit Area (Weight) of Fabric. ASTM International, West Conshohocken, PA, 2020.
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM E23: Standard Test Methods for Notched Bar Impact Testing of Metallic Materials.
ASTM International, West Conshohocken, PA, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10591: Materiais Têxteis - Determinação da gramatura de superfícies têxteis. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13214: Materiais têxteis - Determinação do título de fios. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13216: Materiais têxteis - Determinação do título de fios em amostra de comprimento reduzido. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.
BAGGIO, A. Aproveitamento dos resíduos de compósitos à base de resina poliéster e fibra de vidro. 2005. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Botucatu, 2005.
CARDOSO, Sérgio Gomes. Estudo das propriedades e dos mecanismos de fratura de fibras sintéticas do tipo náilon e poliéster em tecidos de engenharia. 2009. Tese (Doutorado em Ciências na Área de Tecnologia Nuclear – Materiais) – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. São Paulo, 2009.
LEVY NETO, Flamínio; PARDINI, Luiz Claudio. Compósitos estruturais: ciência e tecnologia. 2ª ed. ampliada. São Paulo: Blucher, 2018.
MARQUES, Marcelo de Souza. Obtenção e caracterização de um compósito polimérico de matriz poliéster e reforço/carga de tecido plano de algodão. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2016.
MARTINS NETO, José Antônio. Obtenção, caracterização e utilização de um compósito com matriz de resina poliéster e carga de fibras de sisal. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Centro de Tecnologia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2016.
SOUZA, Luiz Guilherme Vieira Meira de. Efeitos da adição de tecido de fibra de vidro tipo E a um compósito de resina poliéster e tecido de fibra de algodão. 2019. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Natal, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.