Desenvolvimento de protótipo para reciclagem do gesso

uma experiência em Aprendizagem Baseada em Projeto

Autores

Palavras-chave:

Gesso, Simulação, Testes, Reciclagem, Resíduo

Resumo

O gesso é um material amplamente utilizado na área da construção civil que vem crescendo cada vez mais e, com isso, percebe-se que ocorre uma grande geração de resíduo no meio em que está inserido que de maneira geral não é descartado de forma adequada. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um protótipo, por meio de testes e simulações, capaz de realizar o processo de reciclagem do gesso, o qual passará por três etapas, sendo elas: a trituração, a moagem e a calcinação. Com isso, será possível reduzir os impactos causados pelo manejo inadequado desse resíduo, além de classificar o resíduo reciclado de acordo com suas propriedades físicas do pó. Este artigo é resultado do Módulo 1 (Desafios da 4ª Revolução Industrial), do Curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda, cujo objetivo geral foi elaborar um projeto de manejo de resíduos sólidos, de forma colaborativa, para mitigar impactos socioambientais negativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Gesso para construção civil: NBR13207: 1994. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Gesso para construção civil - determinação das propriedades físicas do pó. NBR12127: 1991. Rio de Janeiro: ABNT, 1991.

Núcleo do Conhecimento. Armazenamento, destinação e uso dos resíduos de gesso na construção civil: uma revisão bibliográfica . 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/residuos-de-gesso. Acesso em 16/09/2022.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Ingrid Mangia Barros, João Carlos Paixão Almeida, João Vitor da Silva Meirelles, Nicolas Silva de Paula, Pedro Ronsisvalle Maciel Toledo, Vinicius Barreto Vidigal, & Vinícius Rangel de Almeida. (2022). Desenvolvimento de protótipo para reciclagem do gesso : uma experiência em Aprendizagem Baseada em Projeto. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–6. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/49

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias