Educação em Saúde

o médico educador caminhos possíveis na graduação

Autores

  • Angela Schächter Guidoreni UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ. https://orcid.org/0000-0002-7558-4958
  • Márcia Dorcelina Trindade Cardoso UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ. https://orcid.org/0000-0001-7258-2933
  • Rodrigo César Carvalho Freitas UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ.
  • Sônia Cardoso Moreira Garcia UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ.

Palavras-chave:

Educação Médica, Metodologia ativa, Currículo, Educação em Saúde

Resumo

É objetivo desse trabalho comunicar o processo de ensinagem voltado ao tema “Educação em Saúde binômio a ser resgatado”, desenvolvido durante atividade didático pedagógica, considerando os conteúdos integradores dos eixos Medicina e Humanidade e Saúde e Sociedade, para a construção do perfil de um profissional médico generalista, crítico, reflexivo, humanista e educador em saúde, no Módulo I do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Como metodologia optou-se por uma atividade desenvolvida em 5 tempos. No primeiro, a turma com 63 alunos, foi subdividida em 8 grupos, com idades, gênero e origens diversas, oriundos do processo seletivo do ENEM. Esses grupos são os mesmos adotados no Eixo Saúde e Sociedade, que define a inserção precoce do estudante nos cenários de prática. O segundo momento, permitiu aos participantes debaterem e construírem consenso sobre duas questões: “O que é ser médico?” e “Qual o papel desse médico como educador?”. No terceiro momento foi solicitado aos grupos criar atividade de Educação em Saúde, tendo como base a realidade observada no território em que atuam. Ambas as etapas foram registradas textualmente. Para o quarto momento definiu-se pela apresentação oral das discussões, dos conceitos construídos e da atividade sugerida. No quinto momento, a docente responsável orientou à turma a realizar consulta sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 para os Cursos de Medicina, em plataformas oficiais. Em seguida, numa etapa didático-expositiva, foram apresentados aspectos da evolução histórica e construção social do papel do médico, enquanto educador, possibilitando uma reflexão sobre o “ser médico”. Diante da riqueza do material, os autores optaram em fazer uma leitura crítica e analisá-lo sob a ótica das Diretrizes Curriculares Nacionais, do Projeto Pedagógico do Curso e das novas competências apontadas para o médico do século XXI. Como resultado, observou-se a aproximação da percepção desses estudantes sobre o perfil educador do médico, contribuindo para um diagnóstico inicial sobre as competências necessárias nessa etapa da graduação e o quanto poderão evoluir em suas trilhas formativas.

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Referências

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Publicado

28-10-2022

Como Citar

Angela Schächter Guidoreni, Márcia Dorcelina Trindade Cardoso, Rodrigo César Carvalho Freitas, & Sônia Cardoso Moreira Garcia. (2022). Educação em Saúde: o médico educador caminhos possíveis na graduação. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/46

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