Cenários híbridos de aprendizagem e as políticaspráticas na formação inicial de professores

interdisciplinaridade e as práticas de orientação

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente relato de experiência objetivou visibilizar as ações educativas das disciplinas de Educação Física Aplicada à Educação Básica e Esporte de Aventura do Curso de Licenciatura em Educação Física no intuito de capacitar os estudantes a trabalharem com a aventura e, especificamente, com as práticas de orientação. O trabalho apresenta em seu bojo os pressupostos teóricos da tendência pedagógica crítico-superadora em articulação com a teoria freireana no intuito de conceder sentido e significado aos conhecimentos produzidos com os(as) estudantes do quarto ano de licenciatura. Considerando o escopo metodológico estabelecido pela tendência pedagógica crítico-superadora e os princípios teóricos estabelecidos pela perspectiva freireana, foi desenvolvida uma Sequência Didática para o aprendizado das práticas de orientação na escola. A referida sequência foi desenvolvida em seis encontros no horário compreendido entre 19h e 22h e teve sua culminância com uma ação realizada no bairro de Três Poços, espaço onde está localizado o Centro Universitário de Volta Redonda. Como resultados, obtivemos dados que revelam as produções dos(as) estudantes no decorrer da trilha formativa e evidenciam que os(as) licenciandos(as) apreenderam os conhecimentos teóricos e metodológicos das tendências pedagógicas, visto que produziram as suas Sequências Didáticas a partir do diálogo estabelecido com a realidade local.

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Referências

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Publicado

28-10-2022

Como Citar

Cassio Martins, Caio Pires de Almeida, Cassiane Leite Nunes, Igor Nascimento Pereira, Roberta Protta de Oliveira, Vinicius Gonzaga Duarte, Yasmin de Oliveira Pereira, & Marcelo Paraiso Alves. (2022). Cenários híbridos de aprendizagem e as políticaspráticas na formação inicial de professores: interdisciplinaridade e as práticas de orientação. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/44