A figura do Perito assistente técnico no âmbito criminal

absolvição de condenados inocentes – Relato pericial

Autores

Palavras-chave:

Perícia Criminal, Assistente técnico Pericial, Criminalística, Ciências forenses, Presos inocentes

Resumo

Durante a evolução da sociedade, profissionais com grande expertise nas mais variadas áreas do conhecimento científico, contribuiram grandemente para o avanço de diversos setores, incluindo a utilização da metodologia científica aplicada para a resolução de crimes. A perícia elabora a prova material, peça imprescindível que anexada ao processo agregar muito ao conjunto probatório que auxilia aos operadores do direito, ao tribunal do júri e ao magistrado na resolução de um evento delituoso. A perícia criminal tem como prerrogativa a imparcialidade, ou seja, é equidistante entre as partes (acusação e defesa) e apresenta cunho técnico-científico embasado em metodologia científica que visa chegar a verdade real dos fatos. Dentro do devido processo legal, é assegurado ao acusado, em geral, o contraditório e ampla defesa, com todos os meios e recursos a ela inerentes. Independentemente do resultado da perícia realizada pelo perito criminal oficial, pela ampla defesa abranger o direito à defesa técnica, é facultada as partes, não só, produzir provas como também confrontar as que foram produzidas pela perícia criminal oficial, elencando um novo profissional para este fim, que é o Perito assistente técnico. O Brasil apresenta uma das maiores populações carcerárias do mundo, em 2021, os números de detentos ultrapassou 670 mil pessoas, sendo que 31% desses detentos não foram julgados. Paralelamente a estes números expressivos, têm-se a problemática de vários detentos que foram condenados injustamente por falhas processuais. Nestes casos, o papel do perito assistente técnico em conjunto com os advogados é imprescindível, visto que este profissional irá atuar de forma técnico-científica revisando todo o conjunto probatório, concordando ou não com a perícia criminal oficial, visando se chegar a verdade dos fatos, gerando absolvições em prol de clientes que sofreram por conta de falhas processuais que resultaram em condenações e prisões de inocentes. No caso relatado, após a defesa técnica, o réu foi absolvido e solto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. DEPEN. Departamento Penitenciário Nacional. Disponível em: <https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/sisdepen/sisdepen> Acesso: Abril de 2022.

INTERPOL. Disaster Victim Identification (DVI). <https://www.interpol.int/How-we-work/Forensics/Disaster-Victim-Identification-DVI> Acesso em: Abril de 2022.

VELHO, J. A.; GEISER, G. C.; ESPINDULA, A. Ciências Forenses - Uma Introdução as Principais Áreas Da Criminalística - 3ª Edição. Campinas, SP: Millennium, 2017.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Beatriz Moreira Calixto da Cruz, Rômulo Rodrigues Facci, & Adriana Ribeiro Araujo. (2022). A figura do Perito assistente técnico no âmbito criminal: absolvição de condenados inocentes – Relato pericial. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/38