Os estilos de aprendizagem como fundamento para escolha de metodologias de ensino com vistas a recuperação das aprendizagens na educação pós-pandemia

Autores

Palavras-chave:

Educação, Pós-pandemia, Estilos de Aprendizagem, Metodologias de Ensino

Resumo

O presente artigo visa apresentar algumas considerações sobre os Estilos de Aprendizagem e relacionar esse tema aos desafios da educação pós-pandemia, oferecendo subsídios para a aplicação dessa ferramenta como fundamento para escolha adequada de metodologias de ensino com vistas à recuperação das aprendizagens. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura ancorada em um delineamento metodológico de abordagem qualitativa. Percebeu-se que, no contexto da educação pós-pandemia, a sinergia entre Estilos de Aprendizagem e metodologias de ensino se caracteriza como uma solução educacional alternativa que pode viabilizar maior efetividade das práticas de ensino com vistas à recuperação das aprendizagens. Concluiu-se que é necessário reconhecer a diversidade de formas de aprender para atender às necessidades individuais de cada estudante e que a relação entre os Estilos de Aprendizagem e as metodologias de ensino é uma lacuna que futuros estudos podem preencher no campo teórico e prático do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSUNÇÃO, Marcelo Teodoro; DE CAMPOS VIANA, Luiz Augusto Ferreira. Uma revisão da literatura sobre os estilos de aprendizagem em cursos técnicos, superiores e de especialização e sobre os impactos do ensino remoto emergencial. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e3429119663-e3429119663, 2020.

BORGES, Marina Fontes. Os estilos de aprendizagem como referencial na adoção de metodologias inov-ativas em cursos EaD. 2020.

BRASIL. Decreto nº 11.079, de 23.5.2022 – Institui a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Brasília, DF, 2022.

CANTO, Cleunisse Aparecida Rauen De Luca; BASTOS, Rogério Cid. Avaliação dos estilos de aprendizagem em universitários: uma revisão sistemática. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial-ISSN-1983-1838, v. 13, n. 1, p. 141-158, 2020.

DA SILVA SILVA, Gabriela Oliveira; DOS SANTOS GOMES FILHO, Antoniel. Educação e Tecnologia em Tempos de Pandemia de Covid-19 (Sars-Cov-2): Uma Revisão da Literatura na Scientific Electronic Library On-line/Education and Technology in Pandemic Times of Covid-19 (Sars-Cov-2): A Literature Review in Scientific Electronic On-line Library. ID on-line. Revista de psicologia, v. 14, n. 53, p. 293-303, 2020.

DA SILVA, Isac Neto et al. Os múltiplos estilos de aprendizagem e as metodologias ativas. TICs & EaD em Foco, v. 6, n. 2, 2020.

DE CARVALHO, Denilson Gabriel Freitas et al. Uma revisão sistemática da literatura sobre a classificação de estilos de aprendizagem utilizando técnicas inteligentes. Conjecturas, v. 22, n. 1, p. 1631-1645, 2022.

DE FREITAS VIEIRA, Márcia; DA SILVA, Carlos Manuel Seco. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1013-1031, 2020.

DE JESUS, Elisdete Maria Santos et al. Metodologias de ensino e os estilos de aprendizagem na graduação em farmácia: um estudo piloto. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, p. 621-639, 2017.

DE OLIVEIRA, Edilaine Santiago et al. Identificação automática de estilos de aprendizagem: Uma revisão sistemática da literatura. In: Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2018.

FONTANA, Maria Iolanda et al. A educação sob o impacto da pandemia-COVID 19: uma discussão da literatura. Revista Práxis, v. 12, n. 1sup, 2020.

IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; DE LIMA TERÇARIOL, Adriana Aparecida. Estilos de Aprendizagem: evidências a partir de uma revisão sistemática da literatura. Revista Diálogo Educacional, v. 20, n. 64, 2020.

IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; DE LIMA TERÇARIOL, Adriana Aparecida. Português Estilos de aprendizagem em diferentes contextos: evidências a partir de uma revisão sistemática da literatura. Revista de Estilos de Aprendizaje, v. 14, n. 28, p. 98-120, 2021.

LEITE, Eliana Alves Moreira; LENCASTRE, José Alberto; SILVA, Bento Duarte da. Revisão sistemática: estilos de aprendizagem como estratégia de elaboração de cursos na modalidade de educação a distância no Ensino Superior. 2020.

NETTO, Cristiane Mendes et al. Cenários da educação brasileira no contexto da pandemia da covid-19: revisão sistemática de literatura. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n. 3, p. 03-25, 2021.

PEREIRA, JOÃO GUILHERME NUNES; SANTIAGO, Silvany Bastos. Perspectivas e desafios do ensino brasileiro: uma revisão da educação remota na pandemia do covid-19. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 16, p. 022004, 2022.

SANTOS, Lorena Ingrid de Lima. Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

VIEIRA, Márcio Lima da Conceição. Metodologias de ensino na graduação em farmácia e os estilos de aprendizagem. 2017.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Lais Ramos Zerbato Sales Castro, & Gabriela Iris Gomes. (2022). Os estilos de aprendizagem como fundamento para escolha de metodologias de ensino com vistas a recuperação das aprendizagens na educação pós-pandemia. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/37