Os estilos de aprendizagem como fundamento para escolha de metodologias de ensino com vistas a recuperação das aprendizagens na educação pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.37.2022Palavras-chave:
Educação, Pós-pandemia, Estilos de Aprendizagem, Metodologias de EnsinoResumo
O presente artigo visa apresentar algumas considerações sobre os Estilos de Aprendizagem e relacionar esse tema aos desafios da educação pós-pandemia, oferecendo subsídios para a aplicação dessa ferramenta como fundamento para escolha adequada de metodologias de ensino com vistas à recuperação das aprendizagens. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura ancorada em um delineamento metodológico de abordagem qualitativa. Percebeu-se que, no contexto da educação pós-pandemia, a sinergia entre Estilos de Aprendizagem e metodologias de ensino se caracteriza como uma solução educacional alternativa que pode viabilizar maior efetividade das práticas de ensino com vistas à recuperação das aprendizagens. Concluiu-se que é necessário reconhecer a diversidade de formas de aprender para atender às necessidades individuais de cada estudante e que a relação entre os Estilos de Aprendizagem e as metodologias de ensino é uma lacuna que futuros estudos podem preencher no campo teórico e prático do processo de ensino e aprendizagem.
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