Diagnóstico da Cegueira Botânica entre discentes e docentes de uma escola pública de ensino médio no município de Pinheiral

Autores

Palavras-chave:

Ambiente, Vegetação, Estudo das plantas, Identificação

Resumo

O conhecimento sobre as plantas beneficiou os seres humanos por gerações e de maneiras muito diferentes; entretanto, o desinteresse pela Botânica se tornou enraizado na sociedade atual. Essa falta de compreensão das plantas como seres vivos levou a um problema conhecido como Cegueira Botânica, definido pela incapacidade de reconhecer a presença e importância dos organismos vegetais para a biosfera e para as atividades humanas cotidianas. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico desse fenômeno e verificar sua incidência entre discentes e docentes do CIEP 291 Dom Martinho Schlude, localizado na cidade de Pinheiral - RJ. Para esse diagnóstico, foi elaborado e aplicado um questionário entre os alunos, maiores de 18 anos, e professores da referida escola, cujas respostas mostraram que metade dos participantes apresentaram sintomas do fenômeno; esse índice é suficiente para alertar sobre a necessidade de conscientização de jovens e adultos sobre a importância dos organismos vegetais no meio, bem como, a sua interferência na vida humana e no equilíbrio ambiental. É importante conscientizar sobre o cenário atual de degradação e de constantes desastres ambientais e a necessidade cada vez mais urgente de preservação desses organismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRAIS, M.; SOUSA, G. M.; MASRUA, M. L. A. O ensino de Botânica: investigando dificuldades na prática docente. Revista da SBENBIO, n. 9. 2014.

BIÓLOGO. Importância das plantas. Disponível em: < https://biologo.com.br/bio/importancia-das-plantas/>. Acesso em 12 set. 2022.

BUCKERIDGE, M. Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água. Estudos Avançados, São Paulo, v. 29, n. 84, 2015.

CHASSOT, A. Educação ConsCiência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. 2003.

FARIA, G. R; JACOBUCCI, D. F. C.; OLIVEIRA, R. C. Possibilidades de Ensino de Botânica em espaço não-formal de educação na percepção de professoras de Ciências. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n.01, p. 87-104. 2011.

FREEPIK. Girafa em paisagem. Disponível em: <https://image.freepik.com/fotos-gratis/girafa-na-savana_73683-736.jpg.>. Acesso em 20 out. 2020.

KATON, G. F.; TOWATA, N.; SAITO, L. C. A Cegueira Botânica e o Uso das Estratégias para o Ensino da Botânica. In: LOPEZ, A. M. et al. (orgs), Botânica no Inverno 2013, São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2013, p. 179 - 182.

KINOSHITA, L. S.; TORRES, R. B.; TAMASHIRO, J. Y.; FORNI-MARTINS, E. R. A Botânica no ensino básico: relatos de uma experiência transformadora. São Carlos: RiMa, 2006.

NUNES, Monica. Onça na floresta, Conexãoplaneta 2015 Disponível em: <https://conexaoplaneta.com.br/blog/a-floresta-viva-de-candisani-em-exposicao/floresta-viva-candisani-onca-parda-800x445/>. Acesso em 20 out. 2020.

PXHERE. Esquilo na floresta. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1176172>. Acesso em 21 out. 2020.

SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber Botânica?”. Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 87, p. 177 - 196, 2016.

SILVA, M. C. de C.; ROCHA, A. C. D. R.; BARBOSA, R. R. Diagnóstico da Cegueira Botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOA. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 25231–25240, 2022. DOI: 10.34117/bjdv8n4-172. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/46301>. Acesso em: 10 set. 2022.

URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T; BERCHEZ, F. A. S. Ensino da Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 7 - 24, 20.

WANDERSEE, James; SCHUSSLER, Elisabeth. Preventing Plant Blindness. The American BiologyTeacher, Oakland, v. 61, n. 2, p. 84-86, fev.1999.

WANDERSEE, James; SCHUSSLER, Elisabeth. Toward a Theory of Plant Blindness. The Botanical Society of America Plant Science Bulletin, Columbus, v. 47, n. 1, p. 2-9, mar/jun. 2001

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Maria Eduarda de Souza Ferreira, Ana Carolina Dornelas Rodrigues1, & Marcela Cristina De Castro Silva1. (2022). Diagnóstico da Cegueira Botânica entre discentes e docentes de uma escola pública de ensino médio no município de Pinheiral. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–7. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/31