A inclusão no ensino de geografia

prática pedagógica no ensino de relevo para deficientes visuais

Autores

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Relevo, Mapas táteis, Maquetes

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência visual no ambiente escolar é uma tarefa que abrange diversos atores tais como os professores, a comunidade escolar, a equipe gestora, os familiares, dentre outros. A prática inclusiva em sala de aula demanda conhecimento em relação à deficiência bem como o conhecimento de metodologias específicas para que possa promover não apenas a inclusão como também a aprendizagem dos alunos. A Geografia é a disciplina que tem a análise visual como principal método para identificação, relação e análise dos fenômenos naturais e antrópicos. O relevo, que é um dos conteúdos estudados na Geografia do ensino regular, possui uma característica de análise muito visual e, muitas vezes, não são considerados outros recursos, tais como maquetes e mapas táteis, para o ensino desse conteúdo para alunos com deficiência visual. O objetivo do presente estudo foi levantar uma discussão teórica sobre a inclusão de deficientes visuais no ensino de Geografia. Para atingir o objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa por meio da revisão de narrativa onde foram realizadas pesquisas bibliográficas considerando os temas: educação especial e inclusiva, o ensino de Geografia, metodologias para ensino de relevos para alunos com deficiência visual. Como resultado, emergiram autores que defendem o uso de maquetes e mapas táteis no ensino inclusivo dos temas da Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASCENSÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio. Abordagem do conteúdo “relevo” na Educação Básica. In: CAVALCANTI, Lana (org.). Temas da Geografia na escola básica. Campinas, São Paulo, Ed. Papirus. 2013.

BASSO, Crislaine Vargas; KREMPACKI, Elaine Marta. O uso da maquete no ensino da Geografia: estudo do relevo. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 7, 2015, Catalão/GO: Anais eletrônicos [...] Catalão: Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 2015. p. 1-14.

BERTOLINI, William Zanete; VALADÃO, Roberto Célio. A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos. Terræ Didática, 2009, v. 5, n. 1, p. 27-41.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARMO, Waldirene Ribeiro do. Formação de professores em Cartografia Tátil: questões teóricas e experiências práticas. In: VENTORINI, Silvia Helena; FREITAS, Maria Isabel C. de. (Org.). Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual. 1 ed, Jundiaí: Paco Editorial, 2011, p. 251-278.

RODRIGUES, Laís Caroline. Ensino de Geografia para deficientes visuais: confecção de mapas táteis com materiais acessíveis e de baixo custo. In: XIII Enanpege 11., 2019, São Paulo. Anais eletrônicos [...] São Paulo: ENANPEGE, 2019. p. 1-12.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão Sistemática x Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, 2007, p. 1-2.

SANTOS, L. P. dos; MENEZES, V. S.; COSTELLA, R. Z. Por uma geografia do “custo zero”: práticas pedagógicas em sala de aula. Revista FSA, Porto Alegre, p. 1-14, mar. 2014.

SILVA FILHO, Raimundo Barbosa. Formação pedagógica de educadores da Educação Superior: algumas implicações. Educação por Escrito, PUCRS, v. 4, n. 1, p. 28, jul. 2013.

SIMIELLI, M. E R.; GIRARDI, G.; BROMBERG, P.; MORONE, R.; RAIMUNDO, S. L. Do Plano Tridimensional: a Maquete como Recurso Didático. Boletim Paulista de Geografia, Nº. 70. São Paulo: AGB, 1991, p. 5-21.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Ewerton Ferreira Cruz, & Telma Temoteo dos Santos. (2022). A inclusão no ensino de geografia: prática pedagógica no ensino de relevo para deficientes visuais. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/20