Percepções sobre a educação em saúde e vulnerabilidade

uma nova abordagem no curso de medicina do UniFOA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1929.2024

Palavras-chave:

estudantes de medicina. educação em saúde. gestão em saúde. vulnerabilidade

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma iniciativa de Aprendizagem Integrada à Comunidade (AIC) no curso de Medicina do UniFOA, focando na promoção da saúde e mitigação da vulnerabilidade social em escolas e na formação dos acadêmicos. O projeto de AIC visou a inserção de acadêmicos em atividades que proporcionassem um aprendizado por meio da formulação de propostas práticas a serem implementadas na Escola Marizinha Félix, abordando temas como saúde e vulnerabilidade em contextos de desigualdade social. O objetivo principal foi ilustrar as diferentes percepções da implementação dessa Aprendizagem Integrada à Comunidade no ambiente acadêmico, a qual promoveu a aproximação entre a teoria e a prática, destacando a importância de uma abordagem que contemple aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais no cuidado com a comunidade. A gestão do projeto envolveu proposta, diagnóstico, intervenção e avaliação, buscando construir uma rede de cuidado equitativa e desenvolver o papel dos acadêmicos na promoção da saúde. A experiência reforçou a relevância da inserção dos alunos de Medicina em ações que promovam uma assistência à saúde mais humanizada, contribuindo para a formação de profissionais sensíveis às necessidades sociais e à diversidade de contextos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014.

LACOMBE, J. B. et al. Spirituality of medical students: associations with empathy and

attitudes in the doctor-patient relationship. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 2, p. e066, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/kbK83d9HKmJd4pNQ9dd7LbB/?lang=en Acesso em 26 mai.

RIBEIRO, V. M.; VÓVIO, C. L. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista, n. spe.2, p. 71–87, set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/pdCgb87YnG6cj8RQpMjXHkm/abstract/?lang=pt#. Acesso em 26 mai. 2024

UNIFOA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina. Volta Redonda: 2023.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Siqueira Diniz, J., Rufino Vidal, L., & da Silva Carvalho, A. (2025). Percepções sobre a educação em saúde e vulnerabilidade: uma nova abordagem no curso de medicina do UniFOA. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–6. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1929.2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)