Música e educação ambiental com a “Turminha do CEPSUL”
produção de paródias para a conservação marinha
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.19.2022Palavras-chave:
Arte, Meio ambiente, Educação, Material didático, Litoral brasileiroResumo
A educação ambiental é um direito de todos, sendo assim, meios que enriqueçam sua prática devem ser bem-vindos. A produção de material pedagógico, seja impresso ou em audiovisual, desempenha papel importante para a realização de atividades em ambientes formais e não formais buscando proximidade da relação entre o homem e a natureza. O presente artigo tem como objetivo mostrar as músicas educativas produzidas sobre os personagens da “Turminha do CEPSUL” durante o período de voluntariado no ICMBio/CEPSUL a serem usadas em atividades de educação ambiental pelo centro de pesquisa. Após a seleção de dois voluntários, o trabalho online foi realizado no período de novembro de 2021 a janeiro de 2022 envolvendo a apresentação da “Turminha”, a troca de ideias e experiências quanto à arte e educação ambiental, informações sobre os animais e a criação das paródias com autonomia e a criatividade dos participantes. Cada paródia produzida era divulgada no grupo online, contendo a letra, a gravação e o link de acesso ao instrumental no Youtube. Ao final, foram produzidas seis paródias a serem usadas como material didático para trabalhos de EA com a “Turminha do CEPSUL”: Edu-Cação (tubarão); Octília (polvo); Cara-Parça (caranguejo) e Barbichão (bagre). As paródias produzidas reforçam o tema de conservação da biodiversidade do litoral, a apresentação de espécies e também, a importância destes animais nos ambientes onde vivem. Apesar do cancelamento da atividade in situ proposta devido a COVID-19, estas canções poderão ser usadas em ações de EA pelo Cepsul em breve. Em suma, pode-se afirmar que as paródias musicais são um importante instrumento de educação ambiental, proporcionando a replicação de um conteúdo de forma alegre, lúdica e descontraída.
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