Educação ambiental

uma experiência em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1895.2024

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Ecologia; Relato de Experiência.

Resumo

A relação de conteúdos e a abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental são essenciais na formação de educadores e educandos. A relevante e crescente preocupação com questões ambientais e a necessidade de adoção das práticas sustentáveis demandam uma abordagem educativa que transcenda os limites das disciplinas tradicionais. As metodologias ativas aplicadas como modelo de aprendizagem, combinadas com elementos presenciais e digitais, atuam como recursos apropriados para sensibilização e conscientização ambiental. Este artigo descreve a aplicação de um curso de Educação Ambiental, adaptado do produto educacional gerado por uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, atrelado ao conteúdo da disciplina de Ecologia e Educação Ambiental no 2° período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O movimento Ambientalista no Mundo, a Trajetória e as vertentes da Educação Ambiental, com foco na Educação Ambiental Crítica e os Resíduos Sólidos, foram os temas centrais do nosso estudo, como método utilizamos  metodologias ativas, a raspadinha, o Padlet como ferramenta e, um questionário no Google Forms, visando abordar o conhecimento do aluno acerca das questões ambientais e dos resíduos sólidos e, a fim de estimular, desenvolver e consolidar as competências associadas à educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação, Caderno Meio Ambiente [livro eletrônico] :Educação ambiental: educação para o consumo / Ministério da Educação; curadoria Maria Luciana da Silva Nóbrega. - Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, 2022. - (Série temas contemporâneos transversais. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2022. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/cadernos_tematicos/caderno_meio_ambiente_consolidado_v_final_27092022.pdf> . Acessado em Agosto de 2023.

BRASIL. Lei No 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acessado em Dezembro de 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974

LAYRARGUES, P.P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema-gerador ou a atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, M. (Org.). Verde Cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A Editora. p. 131-148. 1999.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, v. 6, n. 1, p. 1-15, 2011.

LOUREIRO, Carlos F.B. Complexidade e Dialética: Contribuições à práxis política e emancipatória em Educação Ambiental. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 131-152, jan. /abr. 2006.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Marcolan Aragão, B., de Sousa Nascimento, M., Figueiró, R., & Ramos Alves, D. (2025). Educação ambiental: uma experiência em sala de aula. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–9. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1895.2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)