Sequência didática e o ensino das lutas
uma proposta fundamentada na aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1892.2024Palavras-chave:
Artes Marciais. Ensino. Sequência Didática. Produto Educacional.Resumo
O presente artigo é um pequeno recorte de uma dissertação de mestrado profissional e tem o objetivo de elucidar o caminho percorrido para a construção de um Produto Educacional (PE), voltado para professores de lutas que atuam em ambientes não formais de ensino. A etapa inicial deste estudo se deu por meio de uma revisão integrativa de literatura com base no seguinte questionamento: até que ponto existem evidências de pesquisas que apresentem metodologias de ensino aplicadas às lutas em ambientes não formais de ensino? Dando seguimento ao processo de investigação, entrevistas abertas foram realizadas com professores de lutas, que também são profissionais de educação física do SESC. Evidências apontaram que estratégias de ensino tradicionais e militaristas continuam sendo as mais utilizadas para o ensino das artes marciais, sendo assim, a fim de romper com a manutenção de um ensino das lutas pautado na tradição arcaica, em anos de práticas, de técnicas específicas e de respostas prontas que promovem sobrecarga de treinamento, especialização precoce e abandono das aulas, idealizamos a construção de uma sequência didática voltada para as artes marciais. As atividades foram pautadas na aprendizagem significativa, alicerçadas pelos teóricos da aprendizagem Antoni Zabala e David Ausubel.
Downloads
Referências
ANTUNES, Marcelo Moreira. A produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate: reflexões e possíveis encaminhamentos. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo. v. 11. n. 63. p. 921-924. Edição Especial. 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília, DF. Editora: Universidade de Brasília. 2006.
PAIVA, Leandro. Olhar Clínico nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate. São Paulo, SP. OMP, 2015.
RODRIGUES, A. I. C.; ANTUNES, M. M.; ALMEIDA, J. J. G. The perception of school directors in the city of Jaguariúna about combate sports. Journal of Physical Education, Maringá, v. 28, e2809, 2017.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Análise da prática pedagógica das lutas em contextos não formais de ensino. Revista Brasileira Ciência e Movimento. 23(1):12-23; 2015.
TERLUK, Maria Gorete; ROCHA, Ricelli; Endrigo Ruppel. Metodologias e estratégias pedagógicas para o ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate: uma revisão integrativa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 1, p. 49-54, jan./abr. 2021.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS. ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.