Conexões Lógicas

projetando o futuro com inteligência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1890.2024

Palavras-chave:

Pensamento Crítico, Lógica Aplicada, Projeto de Vida, Planejamento Estratégico, Autoconhecimento.

Resumo

O projeto "Conexões Lógicas: Projetando o Futuro com Inteligência" visa desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de planejamento estratégico dos alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, unindo lógica aplicada e Projeto de Vida. Inicialmente, foram realizados aula expositivas e workshops para introduzir conceitos de lógica, como argumentação, lógica formal e sistemas dedutivos e indutivos, utilizando exercícios práticos para fixação. Em seguida, os alunos participaram de atividades de autoconhecimento, como análises SWOT pessoais e mapeamento de habilidades, para melhor delinear seus objetivos de vida. Os estudantes aplicaram a lógica para criar planos de ação detalhados, com metas SMART, resultando em projetos de vida mais coerentes e bem planejados. Entre os desafios enfrentados, destacaram-se a adaptação do conteúdo teórico para a faixa etária dos alunos e o engajamento contínuo. Para contornar isso, foram utilizados exemplos práticos e casos de sucesso. Os resultados demonstraram uma compreensão aprimorada dos princípios de lógica e sua aplicação prática, com os alunos se sentindo mais confiantes em suas tomadas de decisão e planejamentos futuros. Recomendações para aperfeiçoar o projeto incluem integração de tecnologias educacionais interativas, capacitação contínua para educadores, feedback regular dos alunos, estímulo a projetos interdisciplinares e programas de mentoria. Essas estratégias visam enriquecer a experiência de aprendizagem e preparar os estudantes para um futuro mais estratégico e bem planejado. As disciplinas Projeto Vida e Lógica Aplicada juntas em um Projeto sobre Saúde Mental para estudantes do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos. Rio Grande do Sul. Editora Penso: UFRGS, 2016. 154 p.

CASTRO, Flávia Lages et al. Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos.UniFOA - Volta Redonda/RJ. 2ª Edição, 2009. Disponível em: <http://www.unifoa.edu.br/microsigadocumentos/PortariaReitoria/manual_tcc_2edicao.pdf>. Acessado em: 19 mar. 2023.

MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., & BEHRENS, Marilda Aparecida. - MORAN, J. M., MASSETTO, M. T., & BEHRENS, M. A. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora.

LIMA, Maria Elizabeth. - LIMA, M. E. (2009). Metodologias Ativas no Ensino Superior: Para além da centralidade na aula expositiva. In: 2º Seminário Nacional de Instituições de Educação Superior e Formação de Professores. Anais... Belo Horizonte: Autêntica.

MASETTO, Marcos Tarciso. - MASETTO, M. T. (2012). Os docentes diante dos novos desafios da educação. In: Moran, J. M., & MASETTO, M. T. Novos Tempos, Novas Atitudes: Ensino e Aprendizado com Tecnologias Interativas. Papirus Editora.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos, & ALVES, Leonir Pessate. - ANASTASIOU, L. G. C., & ALVES, L. P. (2004). Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich.- VYGOTSKY, L. S. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

FREIRE, Paulo. - FREIRE, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.

DEMO, Pedro. - DEMO, P. (2009). *Educação e Qualidade*. Campinas: Autores Associados.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Cunha de Jesus, J. (2025). Conexões Lógicas: projetando o futuro com inteligência. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–6. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1890.2024