Alimentação saudável na infância
jogos infantis para um desenvolvimento alimentar pleno
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1888.2024Palavras-chave:
Extensão. Nutrição. Design. Jogos. Interdisciplinar.Resumo
Através das disciplinas de Projeto Integrado dos cursos de Nutrição e Design foi realizada a proposta de criar jogos infantis com o objetivo de explorar a interseção entre design de jogos e nutrição, destacando como jogos bem projetados, podem promover hábitos alimentares saudáveis. Incentivar o hábito alimentar saudável e auxiliar os profissionais de nutrição e pediatria da Policlínica da Prefeitura Municipal de Volta Redonda que fica situada dentro do Campus Universitário do UniFOA. A atividade proporcionou a integração entre os alunos dos cursos oportunizando a interdisciplinaridade. Cumpriu com o objetivo principal da extensão universitária que é promover a transformação social. Os jogos de tabuleiro são ferramentas poderosas para a educação. Eles não apenas proporcionam entretenimento, mas também podem facilitar o aprendizado de maneira envolvente e interativa. Quando bem projetados, com conceitos de design, os jogos de tabuleiro podem ensinar conceitos complexos de forma simplificada e divertida. Isso se aplica perfeitamente à educação nutricional. A metodologia utilizada foi o Design Thinking de Maurício Viana et al, distribuída em cinco etapas: Imersão, Análise e Síntese, Ideação, Prototipação e Validação. Os alunos de nutrição pesquisaram o conteúdo dos jogos e coube ao design inseri-los na criação de jogos inovadores e diferenciados. O que através deles proporcionou um aprendizado da importância que uma alimentação nutricional correta faz na vida das crianças e adolescentes.
Downloads
Referências
Alimentação saudável. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/topicos/alimentacao-saudavel>. Acesso em: 22 set. 2024.
ARAÚJO, P. H. G. DE; DUARTE, A. O.; SILVA, M. C. DA. Influência da dieta na saúde mental e desempenho cognitivo – uma revisão da literatura. Research, Society and Development, v. 13, n. 6, p. e11013646103, 2024.
CARMO, M. C. L. DO; VIDIGAL CASTRO, L. C. Educação Nutricional Para Pré-Escolares: Uma Ferramenta De Intervenção. Extensio Revista Eletrônica de Extensão, v. 11, n. 18, p. 63, 2014.
DEUS, C. DE; SILVA, M. M. DA C. A atuação de nutricionistas no PNAE e seus efeitos sobre o desempenho escolar. Estudos economicos, v. 53, n. 2, p. 411–455, 2023.
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinhos. A psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo. 6. Ed. Edgard Blucher Ltda, 2011.
M Vianna, Y Vianna, IK Adler, B Lucena, B Russo. Design Thinking. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.