A Arte de usar o LXP

relato de formação docente na área de Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1887.2024

Palavras-chave:

Formação docente. Comunicação. Competências digitais

Resumo

Este relato de caso objetiva socializar a experiência realizada no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, durante os meses de junho e julho de 2024, tendo como público os docentes dos Cursos de Graduação de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo. Este trabalho tem como objetivo descrever o modelo e os impactos do Curso “A Arte de usar o LXP”, capacitação realizada pela equipe da Pró-Reitoria de Educação a Distância e Tecnologias de Ensino - PRO-EaD. Vários fatores justificam esta iniciativa, dentre eles a demanda trazida à equipe da PRO-EaD pelos integrantes de NDE destes cursos, para a formação de seus docentes, solicitando também que fossem consideradas as peculiaridades destes cursos da área de Comunicação. Tal iniciativa provocou a reflexão para o planejamento de um curso que apresentasse como objetivo desenvolver competências digitais necessárias ao uso docente do UniFOA LXP. Aliada a esta demanda, foram também considerados os dados coletados em uma pesquisa realizada pelo Grupo de Trabalho da Linha de Atuação Cenários Híbridos de Aprendizagem - Mapeamento de Cenários Híbridos do UniFOA. Como aporte teórico desta iniciativa foram considerados conceitos de formação docente e de competências digitais docentes. A partir destas observações apresentadas foi delineada a modelagem do curso, com carga horária prevista de 15 horas, distribuídas em três encontros, organizados no formato online, com material disponibilizado em sala de aula virtual no UniFOA LXP. Como resultado registra-se a incorporação deste modelo para a oferta de dois cursos durante a Semana de Formação Docente do UniFOA realizada no início de 2024.2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

OTA, Marcos Andrei; DIAS-TRINDADE, Sara.Competências Digitais Docentes para a curadoria de conteúdo. In: Aprendizagem Digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. ROCHA, Daiana Garibaldi da; OTA, Marcos Andrei; HOFFMAN, Gustavo Hoffman (orgs.). Porto Alegre: Penso, 2021.145.

RIBEIRO, Mônica; SANTOS, Rafael Teixeira dos; OLIVEIRA, Lana Cristina. Linha de Atuação Cenários Híbridos de Aprendizagem: a construção de uma sistemática de contribuição dos Núcleos Docentes Estruturantes na Gestão do Ensino Superior. In: ANAIS DO 28° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2023, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: <https://proceedings.science/ciaed-2023/trabalhos/linha-de- atuacao-cenarios-hibridos-de-aprendizagem-a-construcao-de-uma-sistemati?lang=pt-br> Acesso em: 15 set. 2024.

SILVA, Maria Luísa Martins da; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Formação de professores e as competências digitais: um aporte teórico. In: Tecnologias digitais e práticas pedagógicas na Educação Superior. VIANA, Maria Aparecida Pereira; MOURA Esmeralda Cardoso de Melo; SANTANA, Sivaldo Joaquim de [Orgs.]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. 152.

VILLALOBOS-BENAVIDES, Víctor. Implementación de una plataforma de experiencias de aprendizaje con profesionales de la Orientación: Una propuesta desde el enfoque de aprendizaje activo. Innovaciones Educativas, San José , v. 26, n. 41, p. 180-196, Dec. 2024 . Available from <http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2215-41322024000200180&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 Setembro 2024. http://dx.doi.org/10.22458/ie.v26i41.5172.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Norris Ribeiro, M., de Lima Pinto Carreiro, E., Teixeira dos Santos, R., Cristina Oliveira, L., & Djima Amouzou, K. (2025). A Arte de usar o LXP: relato de formação docente na área de Comunicação. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–7. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1887.2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)