As histórias em quadrinhos na visão do jornalismo brasileiro contemporâneo a partir de O Globo
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1860.2024Palavras-chave:
Quadrinhos. Jornalismo. Crítica. O Globo. Cultura.Resumo
O objetivo geral da pesquisa é discutir a visão atual sobre o segmento do mercado editorial de histórias em quadrinhos no Brasil por parte do Jornalismo a partir de uma análise sobre as matérias publicadas em O Globo. A coleta de dados foi feita no próprio site de O Globo e compreendeu o período de 3 meses de publicações, entre abril e junho de 2024. A partir da busca, foi produzida uma análise de conteúdo sobre quais editoras, nacionalidades, gêneros, formatos, temáticas e autorias das obras teriam sido privilegiadas na seleção de matérias. Notou-se, no geral, certo equilíbrio entre todos esses critérios dentro do recorte selecionado. Com a continuidade da pesquisa, ainda em desenvolvimento, poderemos apresentar mais subsídios para a confirmação dessas tendências aqui esboçadas. Futuras pesquisas com recortes em outros veículos deverão contribuir ainda mais para esse campo pouco discutido da cobertura jornalística sobre as HQs.
Downloads
Referências
BALLERINI, Franthiesco. Jornalismo cultural no século 21: literatura, artes visuais, teatro, cinema, música [A história, as novas plataformas, o ensino e as tendências na prática]. São Paulo: Summus Editorial, 2015.
GARCIA, Santiago. A Novela Gráfica. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
MELO, José Marques de. A Opinião no Jornalismo Brasileiro. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.
O GLOBO. Edições de 30 de abril a 6 de junho de 2024.
PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. São Paulo: Contexto, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.