EcoSoothe
integração de tecnologia e bem-estar em uma almofada inteligente
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1853.2024Palavras-chave:
educomunicação. bem-estar. tecnologia. relaxamento. massagem. aromaterapia.Resumo
Este artigo apresenta a EcoSoothe, uma almofada inteligente projetada como produto educomunicativo para promover o bem-estar por meio de aquecimento, massagem e aromaterapia. A proposta foi desenvolvida como parte de uma atividade avaliativa da disciplina de Educomunicação, ministrada pelo professor Edilberto Venturelli no primeiro semestre de 2024. O objetivo do projeto foi aplicar as teorias de educomunicação, conforme definidas por autores como Aparici (2014), em um produto prático e acessível. A metodologia utilizada envolveu pesquisa de produto e desenvolvimento de layout de protótipos. Embora o produto esteja em fase de prospecção, os resultados apontam para o potencial de melhoria da qualidade de vida dos usuários, especialmente em ambientes domésticos e de trabalho, inclusive os direcionados aos profissionais de ensino. A discussão gira em torno da viabilidade do projeto e dos próximos passos para implementação. Conclui-se que a EcoSoothe pode representar uma inovação significativa no mercado de bem-estar, alinhada com os princípios da educomunicação, ao integrar tecnologia e conforto de forma personalizada.
Downloads
Referências
ALMEIDA, LEANDRO S. Facilitar a aprendizagem: ajudar aos alunos a aprender e a pensar. Psicologia escolar e educacional, v. 6, p. 155-165, 2002. Disponível em : https://www.scielo.br/j/pee/a/cGwP8VQynhXsDDdcXCsRK3R/ Acesso em :22 de setembro de 2024
APARICI, ROBERTO. Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.
AZEVEDO, P. R. M., & SOUSA, M. A. (2019). Reciclagem e Sustentabilidade: Uma Abordagem Prática. Editora Sustentável.
BRAGA, L. F. (2020). Tecnologias para a Sustentabilidade: Aplicativos e Inovações. Ed. Verde.
CITELLI, ADILSON. Educomunicação: imagens do professor na mídia. São Paulo: Paulinas, 2012.
DE OLIVEIRA, RODLENE KRISTEL ALMEIDA ROCHA; MOREIRA, ANTONIO NILSON GOMES. A ludificação no ambiente virtual de aprendizagem. HOLOS, v. 7, p. 1-24, 2019.Disponível em : https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/6049/pdf/22947 . Acesso em 21 de setembro de 2024.
GALVÃO, AFONSO; CÂMARA, JACIRA; JORDÃO, MICHELLE. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, p. 627-644, 2012. Diponível em:
https://www.scielo.br/j/rbeped/a/gjHbgzYwHTj3CqjJVBPdBDM/?format=pdf. Acesso em :22 de setembro de 2024.
GÓMEZ, GUILLERMO OROZCO. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagem e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
GUSMÃO, NEUSA MARIA M. DE. Diversidade, cultura e educação. São Paulo: Biruta, 2003.
OLIVEIRA, J. P., & MARTINS, C. A. (2018). Educação Ambiental e Conscientização. Revista de Estudos Ambientais, 25(2), 123-140.
RECUERO, RAQUEL. A conversa em rede: comunicação mediada por computador e redes sociais na Internet. 2.ed. Porto Alegre: VérticeBooks, 2014.
SANTOS, ELISÂNGELA RIBAS DOS. Aprendizagem adaptativa por meio da experiência de aprendizagem mediada. 2019. Disponível em : https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8858. Acesso em 21 de setembro de 2024.
SANTOS, M. H., & LIMA, R. (2021). Gamificação e Sustentabilidade: Motivando a Ação Ambiental. Journal of Environmental Studies, 32(1), 45-60
SOARES, ISMAR DE OLIVEIRA. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. 3.ed. São Paulo: Megasul, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.