EcoGuide
um guia para a prática da reciclagem e do descarte correto do lixo
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1851.2024Palavras-chave:
educomunicação. sustentabilidade. reciclagem. conscientização ambiental. gamificação.Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e a prospecção do "EcoGuide", um produto educomunicativo criado no âmbito da disciplina de Educomunicação, sob a orientação do professor Edilberto Venturelli. O objetivo principal do projeto foi aplicar teorias de educomunicação, integrando comunicação e educação para promover uma prática consciente de reciclagem e descarte de resíduos. A metodologia envolveu a criação de uma interface simples e acessível, que oferece um guia passo a passo para o descarte correto de materiais, facilitando o processo de reciclagem. Os resultados projetam um aumento na conscientização ambiental dos usuários e uma possível melhora nas práticas de descarte. A discussão destaca as funcionalidades do EcoGuide, como a identificação de materiais recicláveis e a localização de pontos de coleta, evidenciando sua contribuição para a mobilização comunitária e para práticas sustentáveis em contextos locais. Conclui-se que o EcoGuide poderá não apenas educar, mas também engajar a comunidade em ações ambientais, reforçando a importância da educomunicação na construção de uma sociedade mais consciente e responsável.
Downloads
Referências
ALMEIDA, LEANDRO S. Facilitar a aprendizagem: ajudar aos alunos a aprender e a pensar. Psicologia escolar e educacional, v. 6, p. 155-165, 2002.
Disponível em : https://www.scielo.br/j/pee/a/cGwP8VQynhXsDDdcXCsRK3R/ Acesso em :22 de setembro de 2024
APARICI, ROBERTO. Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.
AZEVEDO, P. R. M., & SOUSA, M. A. (2019). Reciclagem e Sustentabilidade: Uma Abordagem Prática. Editora Sustentável.
BRAGA, L. F. (2020). Tecnologias para a Sustentabilidade: Aplicativos e Inovações. Ed. Verde.
CITELLI, ADILSON. Educomunicação: imagens do professor na mídia. São Paulo: Paulinas, 2012.
DE OLIVEIRA, RODLENE KRISTEL ALMEIDA ROCHA; MOREIRA, ANTONIO NILSON GOMES. A ludificação no ambiente virtual de aprendizagem. HOLOS, v. 7, p. 1-24, 2019.Disponível em : https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/6049/pdf/22947 . Acesso em 21 de setembro de 2024.
GALVÃO, AFONSO; CÂMARA, JACIRA; JORDÃO, MICHELLE. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, p. 627-644, 2012. Diponível em:
https://www.scielo.br/j/rbeped/a/gjHbgzYwHTj3CqjJVBPdBDM/?format=pdf. Acesso em :22 de setembro de 2024.
GÓMEZ, GUILLERMO OROZCO. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagem e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
GUSMÃO, NEUSA MARIA M. DE. Diversidade, cultura e educação. São Paulo: Biruta, 2003.
OLIVEIRA, J. P., & MARTINS, C. A. (2018). Educação Ambiental e Conscientização. Revista de Estudos Ambientais, 25(2), 123-140.
RECUERO, RAQUEL. A conversa em rede: comunicação mediada por computador e redes sociais na Internet. 2.ed. Porto Alegre: VérticeBooks, 2014.
SANTOS, ELISÂNGELA RIBAS DOS. Aprendizagem adaptativa por meio da experiência de aprendizagem mediada. 2019. Disponível em : https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8858. Acesso em 21 de setembro de 2024.
SANTOS, M. H., & LIMA, R. (2021). Gamificação e Sustentabilidade: Motivando a Ação Ambiental. Journal of Environmental Studies, 32(1), 45-60
SOARES, ISMAR DE OLIVEIRA. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. 3.ed. São Paulo: Megasul, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.