Empregabilidade no mercado de trabalho para os bacharéis em Ciências Contábeis formados pelo UniFOA
dificuldades e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1840.2024Palavras-chave:
Mercado de Trabalho. Egressos. Graduação de Ciências Contábeis. EmpregabilidadeResumo
Esta pesquisa visa responder: quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis formados pelo UniFOA para se inserirem no mercado de trabalho, e quais as possibilidades para atuarem na área contábil? Acredita-se que as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do curso de Ciências Contábeis formados pelo UniFOA para se inserirem no mercado de trabalho estão relacionadas a deficiência de práticas nas rotinas contábeis alinhadas às aulas teóricas, afetando também, o desenvolvimento técnico e pessoal desejado pelo mercado de trabalho, desses futuros profissionais. O trabalho tem por objetivo geral identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos bacharéis em Ciências Contábeis formados pelo UniFOA ao ingressarem no mercado de trabalho. Metodologicamente utiliza-se de pesquisa qualitativa e quantitativa com 65 egressos do Curso de Contabilidade do UniFOA. Concluiu-se que a amostra foi composta por mulheres na faixa etária dos 25 a 30 anos, as áreas de atuação mais mencionadas foram os escritórios de contabilidade e as indústrias. Em relação à empregabilidade, destacamos que o maior dos desafios apresentados pelos egressos para inserção e participação no mercado de trabalho, é a deficiência de prática das rotinas contábeis, juntamente com a ausência de utilização de sistemas contábeis e tecnologia alinhada ao ensino, além da divergência entre a sala de aula e o mercado de trabalho em que esses egressos se depararam. Como sugestão para futuras pesquisas, propõe-se um estudo voltado à empregabilidade dos bacharéis em Ciências Contábeis formados pelo UniFOA após a implementação de atualizações e mudanças na grade curricular do curso. Este estudo busca compreender se as novas políticas internas e as alterações nas metodologias de ensino foram eficazes em reduzir as lacunas e deficiências identificadas no presente trabalho.
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