Capacitismo e as barreiras no campo educacional

desafios à inclusão de pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1836.2024

Palavras-chave:

Capacitismo. Deficiência. Inclusão. Educação

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão em torno do capacitismo como um obstáculo a participação e à inclusão de pessoas com deficiência no campo educacional. Através de pesquisa bibliográfica o estudo buscou referenciais teóricos publicados sobre a temática problematizando as barreiras e desafios que perpetuam processos de exclusão e discriminação. O conceito de capacitismo refere-se à percepção de que as pessoas com deficiência são julgadas como menos capazes produzindo desigualdades frente as supostas limitações, reduzindo a pessoa a um inventário de capacidades ausentes. Esse preconceito se manifesta em práticas e atitudes que desvalorizam a diferença e reforçam a ideia de que a pessoa com deficiência está fora de um padrão dominante de normalidade. O estudo aponta para a necessidade de ampliar as ações para promover uma Educação para a diversidade desconstruindo estereótipos que desvalorizam, desqualificam, e limitam o acesso à educação de qualidade. Além disso, é imprescindível as adaptações curriculares e a formação continuada de professores para o fortalecimento de ações que promovam a inclusão. 

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Publicado

21-01-2025

Como Citar

Gonçalves da Silva de Oliveira, C. C., & do Amaral Escobar, K. A. (2025). Capacitismo e as barreiras no campo educacional: desafios à inclusão de pessoas com deficiência. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–9. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1836.2024

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas