Project based learning (PjBL) do módulo II – acolhimento na atenção primária

relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

PjBL, Atenção primária, Acolhimento

Resumo

O Project Based Learning (PjBL) é uma metodologia de ensino ativa que se ampara na resolução de problemas e experiências contextualizadas para construção do conhecimento. O objetivo deste relato de experiência é descrever como foi o desenvolvimento dos projetos no Módulo II do Curso de Medicina dentro dessa metodologia ao longo do primeiro semestre de 2022. O método utilizado foi a descrição do processo de desenvolvimento dos produtos dentro do contexto do PjBL, sob a temática Acolhimento na Atenção Primária na visão de quatro alunas, participantes de diferentes equipes, juntamente com a professora orientadora. O resultado obtido foi o detalhamento em ordem cronológica das etapas que envolveram a construção dos produtos e o relato das experiências e reflexões no desenvolvimento do projeto. Concluímos que o PjBL auxiliou não só no aprofundamento do conhecimento sobre acolhimento, atenção primária na saúde, grupos vulneráveis, SUS e Política de Humanização mas, também, no desenvolvimento pessoal como competências e habilidade de comunicação, liderança e trabalho em equipe.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AYRES, J. R. C. M. et al. 2003. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In D. Czeresnia & C. M. Freitas (Orgs.). Promoção da saúde - conceitos, desafios, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003

BENDER WN. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso Editora; 2015

Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Acolhimento. Brasília, 2008.

Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. O que é Atenção Primária?. Brasília, 2008.

PERRENOUD, Renata (org.). Aprendizagem baseada em projetos. Porto Alegre: SAGAH, 2021. E-book (12p.)

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Leiza Arnt Gonçalves Veiga, Débora do Nascimento Leopoldino, Kelly Coimbra de Mendonça Vicentini, Raissa Cruz Maia, & Claudia Yamada Utagawa. (2022). Project based learning (PjBL) do módulo II – acolhimento na atenção primária: relato de experiência. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–6. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/183