Project based learning (PjBL) do módulo II – acolhimento na atenção primária
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.183.2022Palavras-chave:
PjBL, Atenção primária, AcolhimentoResumo
O Project Based Learning (PjBL) é uma metodologia de ensino ativa que se ampara na resolução de problemas e experiências contextualizadas para construção do conhecimento. O objetivo deste relato de experiência é descrever como foi o desenvolvimento dos projetos no Módulo II do Curso de Medicina dentro dessa metodologia ao longo do primeiro semestre de 2022. O método utilizado foi a descrição do processo de desenvolvimento dos produtos dentro do contexto do PjBL, sob a temática Acolhimento na Atenção Primária na visão de quatro alunas, participantes de diferentes equipes, juntamente com a professora orientadora. O resultado obtido foi o detalhamento em ordem cronológica das etapas que envolveram a construção dos produtos e o relato das experiências e reflexões no desenvolvimento do projeto. Concluímos que o PjBL auxiliou não só no aprofundamento do conhecimento sobre acolhimento, atenção primária na saúde, grupos vulneráveis, SUS e Política de Humanização mas, também, no desenvolvimento pessoal como competências e habilidade de comunicação, liderança e trabalho em equipe.
Downloads
Referências
AYRES, J. R. C. M. et al. 2003. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In D. Czeresnia & C. M. Freitas (Orgs.). Promoção da saúde - conceitos, desafios, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003
BENDER WN. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso Editora; 2015
Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Acolhimento. Brasília, 2008.
Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. O que é Atenção Primária?. Brasília, 2008.
PERRENOUD, Renata (org.). Aprendizagem baseada em projetos. Porto Alegre: SAGAH, 2021. E-book (12p.)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.