A atuação do assistente social na área hospitalar e a articulação intersetorial na promoção do cuidado da pessoa idosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1828.2024

Palavras-chave:

Idoso. Hospital. Política social. Assistente social.

Resumo

O envelhecimento faz parte da vida do indivíduo e ao mesmo tempo traz inúmeros desafios, dentre eles, a predominância de doenças, muitas delas incapacitantes, tais quais, impactam no sistema público de saúde. E a atuação do assistente social dentro da política de saúde, sobretudo, para o idoso é crucial para enfrentar questões deste público e esta acontece via ações e serviços intersetoriais e articulados. O objetivo deste artigo foi analisar a atuação do Assistente Social na área hospitalar e sua articulação intersetorial, com o intuito de promover o cuidado integral à pessoa idosa, garantindo o acesso a direitos, a melhoria da qualidade de vida, e a ampliação da cidadania, frente às demandas e desafios específicos desse público. Para a realização do estudo, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica. A atuação do assistente social na área hospitalar, especialmente no contexto do atendimento à pessoa idosa, é fundamental para garantir um cuidado integral que vá além da simples intervenção médica. Essa atuação envolve diversas dimensões e exige uma articulação intersetorial eficaz para atender às necessidades complexas e múltiplas dessa população. Sua atuação não se limita ao contexto hospitalar, mas envolve uma articulação intersetorial que busca resolver questões multifacetadas e garantir o acesso a direitos e serviços. Apesar dos desafios, o impacto positivo na qualidade de vida e na ampliação da cidadania do idoso é significativo, evidenciando a importância desse profissional na promoção do bem-estar e da dignidade na terceira idade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Emendas Constitucionais de Revisão. Brasília: Senado Federal, 1988.

_______. Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: DF, 1990.

_______. Lei no 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília: DF, 1994.

_______. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: DF, 2003.

CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Brasília: 2010.

COSTA, M. D. H. O trabalho nos serviços de saúde e a inserção dos(as) assistentes sociais. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, v.21, n. 62, p. 35-72, mar. 2000.

FRAGAS, C. K. A atitude investigativa no trabalho do assistente social. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n.101, p.40-64, jan-mar. 2010.

IAMAMOTO, M. V; CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação teórico-metodológica. 19.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARQUES, C. M. A. Mudança organizacional em contexto hospitalar: um projeto de planejamento de altas. 2005. Dissertação (Mestrado em Comportamento Organizacional e Gestão) – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2005.

REZENDE, C. B. A Velhice na família: estratégias de sobrevivência. 2008. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual Paulista “Júliode Mesquita Filho”, Franca, 2008.

REZENDE, I; CAVALCANTI, L. F. Serviço Social e Políticas Sociais. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.

SOUZA, D. O. O caráter ontológico da determinação social da saúde. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n.137, p.174-91, jan-abr. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO).Glossary of terms of community health care and services for older persons.Geneva: WHO, 2004.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

de Souza Mattos Oliveira, M., & da Silva Carvalho, A. (2025). A atuação do assistente social na área hospitalar e a articulação intersetorial na promoção do cuidado da pessoa idosa . Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–7. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1828.2024

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas