Aspectos filosóficos e éticos da comunicação

a gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação à distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1823.2024

Palavras-chave:

gamificação. educação à distância. motivação. engajamento. metodologia lúdica.

Resumo

Este artigo explora a utilização da gamificação como estratégia pedagógica na disciplina de Aspectos Filosóficos e Éticos da Comunicação, oferecida no curso de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Escola de Comunicação, através de plataformas EAD como Teams e LXP. A metodologia gamificada adotada busca transformar as aulas online, tradicionalmente menos envolventes, em experiências dinâmicas e motivadoras. Utilizando conceitos de gamificação, como descrito por Alves (2015) e Kapp (2012), o projeto introduziu elementos lúdicos como desafios, enigmas e recompensas, criando um ambiente de aprendizagem interativo. A pesquisa envolveu a análise da participação dos alunos, a eficácia das atividades gamificadas e o impacto na motivação e desempenho acadêmico. Os resultados demonstram um aumento significativo no engajamento dos alunos e na percepção positiva das aulas, corroborando com a literatura existente sobre o potencial da gamificação na educação (Fardo, 2013; Koster, 2004). As conclusões sugerem que a aplicação de técnicas de gamificação pode efetivamente melhorar a experiência de aprendizagem à distância, oferecendo recomendações para a continuidade e expansão da metodologia. 

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Publicado

21-01-2025

Como Citar

Venturelli, E., Aparecida Silva Arieira, A., & Baltazar Goncalves, D. (2025). Aspectos filosóficos e éticos da comunicação: a gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação à distância . Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–7. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1823.2024

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas