Participação no Projeto Clínica de Ortodontia Preventiva e Interceptativa
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1768.2024Palavras-chave:
Ortodontia Interceptora; Ortodontia Preventiva; Extensão Comunitária.Resumo
O Projeto Clínica de Ortodontia Preventiva e Interceptativa (C.O.Prev.I.) é um projeto de extensão do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). O objetivo do projeto é disponibilizar à população tratamento ortopédico e ortodôntico preventivo e corretivo na fase da dentadura decídua e mista. Os pacientes chegam ao C.O.Prev.I. por livre demanda ou a partir de encaminhamento da Clínica de Odontopediatria do UniFOA e o seu atendimento é feito por alunos inscritos no projeto sob supervisão dos docentes. Durante a primeira consulta é realizada anamnese, exame clínico e são feitos moldagem, fotografias intra e extra-orais. Além disso, são solicitados exames de imagem complementares de acordo com o caso. É feito o diagnóstico e planejamento individual com a participação dos docentes e discentes do projeto. O paciente retorna em duas semanas para iniciar o seu tratamento. São selecionados casos com duração de até dois anos sendo os casos mais complexos encaminhados para o curso de Especialização em Ortodontia. Participam do projeto alunos de diferentes períodos do Curso de Odontologia que têm a oportunidade de vivenciar o ambiente profissional dentro da especialidade de Ortodontia, prestar serviços à comunidade e aprender aliando conhecimento técnico e ação extensionista. O projeto teve início em Agosto de 2016 e já atendeu centenas de crianças. O acesso facilitado da comunidade, com custos reduzidos e acolhimento, promove diminuição da desigualdade de acesso à serviços de saúde, melhora da qualidade de vida dos pacientes e pode diminuir a complexidade e até necessidade de tratamentos futuros. Além disso, os alunos da graduação têm vivenciado experiências enriquecedoras tecnicamente e socialmente que os estimulam a seguir carreira na Ortodontia.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R.R.; GARIB, D.G.; HENRIQUES, J.F.C.; ALMEIDA, M.R.; ALMEIDA, R.R. Ortodontia Preventiva e Interceptora: Mito ou Realidade? Rev Dental Press Ortodon Ortop Facial, v.4, n.6, p.87-108 - nov./dez. 1999.
BITTENCOURT, M.A.V; MACHADO, A.W. Prevalência de má oclusão em crianças entre 6 e 10 anos – um panorama brasileiro. Dental Press J Ortohd, Nov-Dec;15(6):113-22, 2010.
CARAVLHO C; VICTORELLI G; JUNIOR R; Silva A; ZANIN L; FLÓRIO F. Iniciação científica, vivências acadêmicas e rendimento de graduandos em Odontologia e Medicina. Revista da ABENO. 2020; 19. 13-21.10.
CANON, C.A.S; PELEGRINELLI, G. Extensão universitária: o impacto de um projeto de extensão na formação profissional dos discentes na educação superior. R. UFG, v. 19, 1-15, e-59799, 2019.
FILHO, O.G.S; GARIB, D.G; LARA, T.S. Ortodontia interceptiva: protocolo de tratamento em duas fases. Grupo A, 2012.
GOMES, G.V; STRELOW T.A.T; ALMEIDA, S.A. Ortodontia preventiva e interceptativa e suas contribuições para um bom desenvolvimento da oclusão do paciente em fase de dentição decídua e/ou mista: um estudo teórico. J Business Techn, 2020.
GOMES, I. Pobreza cai para 31,6% da população em 2022, após alcançar 36,7% em 2021. IBGE. 2023. Disponível em: https://l1nk.dev/IUzl5. Acesso em: 12 set. 2024.
LIMA T; Silva P; Pessoa T. As fortalezas orientadoras das DCN e os desafios da formação nos serviços e na academia sob o olhar de estudantes concluintes. Revista da ABENO. 2022; 1730. 10.
MATSUMOTO, M.A.N.; STUANI, M. B. S.; ROMANO, F. L. Ortodontia: abordagens clínicas na dentição mista. Barueri: Editora Manole, 2020.
MENDES, B.P; MAGALHÃES R.C; CAETANO, R.M. Ortodontia preventiva e interceptativa: benefícios à saúde oral. Research Society And Development, v. 12, n. 6, e23812642236, 2023.
WARMLING, A.M.F.; MELLO, A.L.S.F.; NASPOLINI, D.S.; CANTO, G.L.; SOUZA, E.R. Contribuições das atividades complementares na formação profissional em odontologia. Revista da ABENO r 12(2):190-7, dez. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.