Análise nutricional de lancheiras escolares preparadas por influenciadores digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1748.2024

Palavras-chave:

Alimentação escolar. Escolar. Mídias sociais. PNAE.

Resumo

Atualmente existe uma forte influência das mídias digitais no consumo alimentar de crianças em idade escolar, podendo impactar diretamente na escolha da alimentação desta população. Diante do exposto, este estudo descritivo, de caráter quantitativo, teve como objetivo, realizar a avaliação nutricional em lanches para crianças em idade escolar (6 – 10 anos) publicados no Instagram por influencers digitais durante maio a agosto de 2023. Foram selecionados 10 perfis no Instagram, sendo avaliado: conteúdo energético (kcal), o percentual do Valor Energético Total do lanche, distribuição percentual de proteínas, lipídeos e carboidratos, além dos teores de fibras, cálcio, ferro, vitamina C e sódio. Utilizou-se como referência para cálculo da avaliação nutricional de energia e macronutrientes dos lanches, o que é preconizado pelo Programa Nacional de Alimentação (PNAE, 2022). Verificou-se, então, que dois perfis (20%), @E e @B, não atingiram o mínimo necessário quanto ao valor calórico. Todavia, nenhum perfil estava adequado quanto à distribuição calórica. Conclui-se que os lanches propostos não estavam de acordo com as recomendações para as crianças de 6-10 anos. 

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Publicado

21-01-2025

Como Citar

Augusto Mendes da Silva, M., & Lara Brito Ferreira, B. (2025). Análise nutricional de lancheiras escolares preparadas por influenciadores digitais . Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–9. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1748.2024

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)