Ensino do salto triplo: possibilidades da prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1741.2024

Palavras-chave:

Atletismo. Salto triplo. Ensino. Pedagogia.

Resumo

O Atletismo deve ser percebido como uma proposta educacional voltada para a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, para mais, uma valioso contributo para a formação de crianças e adolescentes quanto ao âmbito social. Nessa perspectiva, o ensino do salto triplo de maneira lúdica e atrativa deve representar uma importante ferramenta no sentido de contemplar o direito à participação de todos e todas. O objetivo do presente estudo foi investigar as possibilidades do ensino do Atletismo, especificamente em se tratando da prova do salto triplo. Como procedimento metodológico, tratou-se de uma revisão bibliográfica, de caráter descritivo, que visou coletar dados referentes aos fatores associados ao referido tema. Para levantamento dos artigos foram utilizadas as bases de dados: Google Acadêmico, Medline e SCIELO. O estudo se justifica pela possibilidade da elaboração de um material contendo informações que possam auxiliar discentes e docentes de Educação Física quanto ao processo de ensino e de aprendizagem do salto triplo. Além disso, considera-se que o esporte se tornou como um dos caminhos de intervenção em políticas públicas para crianças e adolescentes e, nesse sentido, o estudo pode representar uma possibilidade de tratar pedagogicamente o esporte como uma prática efetivamente educativa. Percebeu-se que as limitações vinculadas a um espaço adequado indisponível para a prática do salto triplo não devem ser encaradas como obstáculos, mais sim como desafios para que o professor tenha êxito ao apresentar aos seus alunos o Atletismo e as suas diferentes provas. Por mais elevado que seja o grau de complexidade da realização dessa ação, compete aos docentes despertar a curiosidade e a motivação dos seus alunos, contribuindo para seu desenvolvimento pleno. 

 

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Publicado

21-01-2025

Como Citar

Delunardo Severino, C., & Robson Brandão Pereira Filho, R. (2025). Ensino do salto triplo: possibilidades da prática pedagógica . Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–9. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1741.2024

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)