Jogo RPG Pleistoceno como recurso didático no ensino de evolução

Autores

  • Adriel de Almeida Silva Nascimento UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, egresso do curso de Licenciatura das Ciências Biológicas, Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0002-2535-7079
  • Telma Temoteo dos Santos IFNMG, docente, Salinas, Minas Gerais, MG e IOC/FIOCRUZ; docente e orientadora no Programa de pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (EBS), Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0003-0250-3990

Palavras-chave:

Ensino de Evolução, Evolução Humana, Jogos Didáticos, Jogo RPG

Resumo

O ensino do tema evolução humana tem enfrentado algumas barreiras, tanto as relacionadas as dificuldades dos discentes em realizarem estudos interdisciplinares com a Ecologia, Genética e História quanto a necessária compreensão matemática das frequências alélicas. Como um dos objetivos de um trabalho de conclusão de curso, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o presente trabalho apresenta o resultado de uma proposta de intervenção didática por meio de um jogo de role-playing game (RPG). Tal necessidade de mediação pedagógica emergiu a partir dos dados de um levantamento bibliográfico no qual foi constatado que os sujeitos tendem a ser refratários aos temas da evolução das espécies concernente aos estudos sobre o Homo Sapiens. Como caminho metodológico, foram empreendidas pesquisas sobre os temas Evolução Humana (com especial destaque aos estudos de Walter Neves, Nélio Bizzo e Fábio Parenti) e Ecologia (Michael Begon e Colin Townsend). Em adição, foram utilizados os dados obtidos na primeira parte da pesquisa – análise dos artigos sobre o tema evolução na educação formal brasileira. Como resultado, foi obtido um produto para o público do ensino superior, podendo ser adaptado para a educação básica, caso seja realizada a transposição didática dos conteúdos selecionados para o ensino e para objetivos de aprendizagem. Espera-se que tal resultado seja um agente potencializador para que outras iniciativas sejam produzidas a fim de fortalecer o ensino das teorias evolutivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FUTUYAMA, D. J. Evolution. 4. ed. Sinauer Associates, Inc. Publishers Sunderland, Massachusetts U.S.A, 2017.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. p. 133-173.

MORAES, C. L. B.; GUIMARÃES, S. S. M. A Evolução Biológica para o Ensino Médio nos Documentos Orientadores Nacionais e no Currículo Referência do Estado de Goiás. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

RIDLEY, M. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SKOOG, G.; BILICA, K. The Emphasis Given to Evolution in State Science Standards: A Lever for Change in Evolution Education? Science Education, n. 86, p. 445-462, 2002.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Nascimento, A. de A. S., & dos Santos, T. T. (2022). Jogo RPG Pleistoceno como recurso didático no ensino de evolução . Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/16