Jogo RPG Pleistoceno como recurso didático no ensino de evolução
Palavras-chave:
Ensino de Evolução, Evolução Humana, Jogos Didáticos, Jogo RPGResumo
O ensino do tema evolução humana tem enfrentado algumas barreiras, tanto as relacionadas as dificuldades dos discentes em realizarem estudos interdisciplinares com a Ecologia, Genética e História quanto a necessária compreensão matemática das frequências alélicas. Como um dos objetivos de um trabalho de conclusão de curso, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o presente trabalho apresenta o resultado de uma proposta de intervenção didática por meio de um jogo de role-playing game (RPG). Tal necessidade de mediação pedagógica emergiu a partir dos dados de um levantamento bibliográfico no qual foi constatado que os sujeitos tendem a ser refratários aos temas da evolução das espécies concernente aos estudos sobre o Homo Sapiens. Como caminho metodológico, foram empreendidas pesquisas sobre os temas Evolução Humana (com especial destaque aos estudos de Walter Neves, Nélio Bizzo e Fábio Parenti) e Ecologia (Michael Begon e Colin Townsend). Em adição, foram utilizados os dados obtidos na primeira parte da pesquisa – análise dos artigos sobre o tema evolução na educação formal brasileira. Como resultado, foi obtido um produto para o público do ensino superior, podendo ser adaptado para a educação básica, caso seja realizada a transposição didática dos conteúdos selecionados para o ensino e para objetivos de aprendizagem. Espera-se que tal resultado seja um agente potencializador para que outras iniciativas sejam produzidas a fim de fortalecer o ensino das teorias evolutivas.
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