O isolamento social no contexto da pandemia e seus impactos psicossociais em crianças e adolescentes
uma revisão bibliográfica narrativa
Palavras-chave:
COVID-19, Isolamento social, Pandemia, Saúde mental, CriançaResumo
Diante da pandemia causada pela COVID-19, declarada em março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde, uma quantidade vasta de estudos vem demonstrando os impactos na saúde mental das crianças, em decorrência da pandemia de COVID-19, incluindo seus antecedentes causadores como o tempo dispensado frente às telas, ao maior tempo junto às famílias e às mudanças de comportamento relacionadas. Além disso, foi enfatizado as consequências a pequeno e a longo prazo e as formas como essas mudanças estão e serão tratadas, com auxílio de setores e das equipes multidisciplinares. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, realizada a partir da busca por publicações científicas e portarias eletrônicas. Os seguintes descritores foram utilizados: COVID-19, isolamento social, pandemia, saúde mental, crianças. Este estudo permitiu refletir sobre a necessidade de garantir a continuidade de estudos acerca das consequências psicossociais na vida das crianças, a fim de possibilitar uma redução máxima desses sintomas de sofrimento psíquico e um suporte bem consolidado para esse grupo mais vulnerável.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Isabelle Lina de Laia. et al. Isolamento social e seu impacto no desenvolvimento da criança e do adolescente: uma revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria [online], v. 40, p.1-9, 2022.
AYDOGDU, A. L. F. Saúde mental das crianças durante a pandemia causada pelo novo coronavírus: revisão integrativa. J. Health NPEPS, v. 5, n. 2, set. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. OMS classifica coronavírus como pandemia. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/03/oms-classifica-coronavirus-como-pandemia>. Acesso em: 19 abr. 2022.
DA MATA, Ingrid Ribeiro Soares. et al. As implicações da pandemia do COVID-19 na saúde mental e no comportamento das crianças. Resid Pediatr, Rio de Janeiro, v. 0, n. 377, p. 1-14, jul. 2020.
GHOSH, R. et al. Impact of COVID -19 on children: special focus on the psychosocial aspect. Minerva Pediátrica. (Itália), Itália, v. 72, n. 3, p. 226-235, jun. 2020.
NEUMANN, Ana Luisa. et al. Impacto da pandemia por covid-19 sobre a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Pandemias: Impactos na sociedade, p. 56-66, jan. 2021.
VALLEJO-SLOCKER. L.; FRESNEDA. J.; VALLEJO M. A. Psychological Wellbeing of Vulnerable Children During the COVID-19 Pandemic. Psicothema, Oviedo, v. 32, n. 4, p. 501-507, nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.