Papel do enfermeiro junto a pacientes com acidente vascular encefálico

Autores

Palavras-chave:

Cuidado, Enfermeiro, Acidente Vascular Encefálico, Emergência

Resumo

Este estudo trata do discurso de enfermeiros que atuam na emergência acerca dos cuidados necessários junto à pacientes com Acidente Vascular Encefálico (AVE). Teve como objetivos: apontar como enfermeiros emergencistas identificam pacientes que estão sendo acometidos por AVE, descrever os cuidados realizados por esses enfermeiros junto a esses pacientes e identificar os desafios enfrentados pelos enfermeiros emergencistas para cuidar dos pacientes com diagnóstico de AVE. Estudo de caráter descritivo, exploratório, que utilizou uma abordagem quantiqualitativa. Este estudo foi realizado com enfermeiros que atuam em uma emergência de um hospital público, no município de Volta Redonda (RJ). Aplicou-se um questionário com 3 perguntas fechadas. Os dados foram analisados em consonância as orientações de estudo sobre a pesquisa com abordagem quanti-qualitativa. Os resultados da pesquisa nos permitiram perceber que os enfermeiros ao coletar os dados do paciente identificam os principais sinais e sintomas da patologia para traçar um plano de cuidados seguro, efetivo e eficiente. Percebeu-se também que os enfermeiros enfrentam diariamente desafios relevantes para cuidar de pacientes com AVE, tais como: número excessivo de pacientes na emergência, déficit de comunicação com a equipe pré-hospitalar, falta de recursos humanos e materiais, e dificuldade na manutenção da qualidade do cuidado. Concluiu-se que o AVE é uma das principais causas de internação e morte no país e que o enfermeiro tem um papel relevante nos cuidados junto à pacientes acometidos por AVE, desenvolvendo um cuidado qualificado, individualizado e eficiente, resultando na sobrevida do paciente e na prevenção de complicações e sequelas da patologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FIGUEIREDO, Nébia Maria de; VIANA, Dirce Laplaca. Tratado Prático de Enfermagem. São Caetano do Sul: Yendis, 2012.

POTTER, Patrícia Ann; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de Enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

SANTANA, Felipe et al. Sistematização da assistência de enfermagem a pacientes dialíticos: Dificuldades, desafios e perspectivas. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 24, n. 2, p. 33-37, 2017.

SANTOS, Shirley Maria dos; BRAQUEHAIS, Adna Ribeiro; Abreu, Rita Neuma Dantas Cavalcante. Desafios e potencialidades na implementação da sistematização da assistência de enfermagem a pacientes críticos. Retep. v. 10, n. 3, ago. 2018.

SOARES, Mirelle Inácio et al. Gerenciamento de recursos humanos e sua interface na sistematização da assistência de enfermagem. Enfermería global, Minas Gerais, v. 15, n. 42, p. 360-362, abr. 2016.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Clarissa Ferreira de Oliveira Pontual, Joice Pinheiro Veloso Dalboni, & Millena Ferreira de Carvalho. (2022). Papel do enfermeiro junto a pacientes com acidente vascular encefálico. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/151

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)