Papel do enfermeiro junto a pacientes com acidente vascular encefálico
Palavras-chave:
Cuidado, Enfermeiro, Acidente Vascular Encefálico, EmergênciaResumo
Este estudo trata do discurso de enfermeiros que atuam na emergência acerca dos cuidados necessários junto à pacientes com Acidente Vascular Encefálico (AVE). Teve como objetivos: apontar como enfermeiros emergencistas identificam pacientes que estão sendo acometidos por AVE, descrever os cuidados realizados por esses enfermeiros junto a esses pacientes e identificar os desafios enfrentados pelos enfermeiros emergencistas para cuidar dos pacientes com diagnóstico de AVE. Estudo de caráter descritivo, exploratório, que utilizou uma abordagem quantiqualitativa. Este estudo foi realizado com enfermeiros que atuam em uma emergência de um hospital público, no município de Volta Redonda (RJ). Aplicou-se um questionário com 3 perguntas fechadas. Os dados foram analisados em consonância as orientações de estudo sobre a pesquisa com abordagem quanti-qualitativa. Os resultados da pesquisa nos permitiram perceber que os enfermeiros ao coletar os dados do paciente identificam os principais sinais e sintomas da patologia para traçar um plano de cuidados seguro, efetivo e eficiente. Percebeu-se também que os enfermeiros enfrentam diariamente desafios relevantes para cuidar de pacientes com AVE, tais como: número excessivo de pacientes na emergência, déficit de comunicação com a equipe pré-hospitalar, falta de recursos humanos e materiais, e dificuldade na manutenção da qualidade do cuidado. Concluiu-se que o AVE é uma das principais causas de internação e morte no país e que o enfermeiro tem um papel relevante nos cuidados junto à pacientes acometidos por AVE, desenvolvendo um cuidado qualificado, individualizado e eficiente, resultando na sobrevida do paciente e na prevenção de complicações e sequelas da patologia.
Downloads
Referências
FIGUEIREDO, Nébia Maria de; VIANA, Dirce Laplaca. Tratado Prático de Enfermagem. São Caetano do Sul: Yendis, 2012.
POTTER, Patrícia Ann; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de Enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
SANTANA, Felipe et al. Sistematização da assistência de enfermagem a pacientes dialíticos: Dificuldades, desafios e perspectivas. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 24, n. 2, p. 33-37, 2017.
SANTOS, Shirley Maria dos; BRAQUEHAIS, Adna Ribeiro; Abreu, Rita Neuma Dantas Cavalcante. Desafios e potencialidades na implementação da sistematização da assistência de enfermagem a pacientes críticos. Retep. v. 10, n. 3, ago. 2018.
SOARES, Mirelle Inácio et al. Gerenciamento de recursos humanos e sua interface na sistematização da assistência de enfermagem. Enfermería global, Minas Gerais, v. 15, n. 42, p. 360-362, abr. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.