O uso de vídeo como metodologia para capacitação da equipe de enfermagem

Autores

Palavras-chave:

Vídeo, Capacitação, Técnico de Enfermagem

Resumo

Os hospitais devem mudar sua estrutura e a forma como os profissionais aprendem. Às vezes é possível observar grandes empresas com duas, três e até quatro gerações diferentes atuando juntas, e no ambiente hospitalar não é diferente. Por isso o uso das tecnologias deve ser apresentado de maneira positiva para superar as diferentes expectativas dos profissionais. A geração de agora nasce utilizando celulares, então utilizar esses recursos para treinamentos parece ser algo mais tangível. Os líderes esperam usar essas tecnologias para suprimir suas deficiências nas atividades de assistência hospitalar. Os líderes de sucesso conhecem o valor que um bom programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas traz para o ambiente hospitalar e foi partindo desse princípio de que o gestor assistencial juntamente com os líderes de setores e a enfermeira da educação permanente tomou a iniciativa de abordar alguns temas através do vídeo aula. E para ter a certeza da realização, foi aplicado um pré-teste e outro pós-teste, após o treinamento para avaliação da eficácia, e o resultado foi melhor que o esperado. O fato de um líder compreender claramente as necessidades da sua equipe, significa que ele está atento ao alcance de bons resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

IPSEN, F.; PORTO, A. R.; SCHNEIDER, C. C.; THOFEHRN, M. B. Educação continuada: experiência na capacitação da equipe de enfermagem. In: Anais XVII Congresso de iniciação científica; X Encontro de Pós Graduação UFPel. Pelotas (RS): UFPEL; 2008.

FERNANDES, J. R. O. Ensino de história e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 378-388, set./dez. 2005.

MITRA, B. et al. The use of video to enable deep learning. Research in Post-compulsory Education, London, v. 15, n. 4, p. 405-414, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/258343832_Mitra_B_Lewin-Jones_J_Barrett_H_Williamson_S_2010_'The_use_of_video_to_enable_deep_learning'_Research_in_Post-compulsory_Education_154_pp405-414. Acesso em: 11 fev. 2022.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

da Silva, J. M. B., Souza, M. M. de P., & Alves, E. A. da S. de L. (2022). O uso de vídeo como metodologia para capacitação da equipe de enfermagem. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/15