Estudo de caso

metodologias ágeis Scrum e ASD aplicadas em empresas de desenvolvimento de software e projetos

Autores

Palavras-chave:

Scrum, ASD, Ágeis., Desenvolvimento, Software

Resumo

Este estudo de caso vem de encontro com as necessidades para realização de um estúdio de caso como uma pesquisa, que vem atender exigências solicitadas na disciplina de engenharia de software, cuja finalidade é em analisar duas metodologias ágeis, que são: SCRUM e ASD, onde o objetivo do trabalho é em explicar como estas metodologias se comportam no mercado e a forma que elas se equiparam ou se diferenciam, buscando na análise geral verificar qual delas melhor, para se enquadrar numa determinada empresa. Isso quando utilizadas na gestão de desenvolvimento de software, apresentando suas vantagens e desvantagens, comparando e analisando o resultado de suas aplicações, dentro de um ambiente de tecnologia da informação. O estudo foi realizado utilizando a metodologia PjBL (aprendizagem baseada em projetos), utilizando de materiais informativos disponíveis na internet. Com base nas informações coletadas foi formulado conhecimentos usados para elaborar a comparação entre as duas metodologias. Com base no conhecimento adquirido na pesquisa, foi explicado o que são as metodologias e como se comportam, realizando em seguida um paralelo comparativo entre ambas e listando suas principais diferenças de comportamento e execução. Por fim, utilizando dos resultados obtidos, foi possível chegar à conclusão de quais são os cenários específicos onde as metodologias SCRUM e ASD produzem um resultado melhor, uma com relação à outra. Concluindo que é necessário realizar uma ponderação entre os principais pontos positivos de cada uma, para se decidir qual seria a melhor escolha. Os pontos importantes para se observar na escolha da metodologia são: O tamanho da equipe, o tamanho do projeto, do que se trata o projeto, como se arquiteta a produção do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EING, Orlando Pamplona. Adaptações na Metodologia Ágilde Desenvolvimento de Software XP. Dissertação Universidade Federal de Santa Catarina. 2003.

SUTHERLAND, Jeff. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. 2. ed. São Paulo, Leya. 2016.

ZOOM. Zoom Education. O que é Project Based Learding? 2020. Disponível: https://zoom.education/blog/o-que-e-project-based-learning/. Acesso em: 26 fev. 2022.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Goes, B. P., dos Santos, E. S., de Souza, G. G., Albino, J. P. C., & Filho, V. S. (2022). Estudo de caso: metodologias ágeis Scrum e ASD aplicadas em empresas de desenvolvimento de software e projetos. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/13