Tipografia de modelagem de fonte R-Line da empresa VW

Autores

Palavras-chave:

Tipografia, Automobilismo, Branding, Mockups, Leiturabilidade

Resumo

Antes do desenvolvimento de fato, foi necessário conhecer a marca e toda linha que vai ser representado a partir de uma fonte: a R-Line. Individualmente, pesquisou-se sobre a marca, sobre os carros da linha, sobre sua identidade visual e as principais características da tipografia do “R”. Além disso, fez-se uma análise de similares das fontes utilizadas normalmente nas marcas automobilísticas, e das fontes que, em geral, se assimilam com o “R” da linha. As pesquisas apontaram a necessidade de uma fonte elegante, moderna e esportiva, assim como os carros da R-Line. Após a coleta de informações, iniciou-se o processo de ideação. Foi esboçada a tipografia, e a partir desses desenhos, houve a especificação de quais detalhes imprescindíveis seriam seguidos em todos os caracteres. Com base nessas especificações, partiu-se para a modelagem no software Adobe Illustrator, tornando real a fonte inspirada na R-Line. O design da fonte é detalhado - pelos cortes angulares em interseções de linhas e de curvas mais quadradas - e ao mesmo tempo objetivas, pela constância de “personalidade” do “R” em todos os outros caracteres, mantendo a identidade da linha. Finalizando o projeto, a validação de testes da fonte em diversos mockups para concluir que ela é condizente com a identidade da empresa, que é legível e que tem uma boa leiturabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Volkswagen traz linha R-Line a seis modelos no Brasil: Versão chega a CC, Fusca, Passat Variant, Tiguan e Touareg. Disponível em: http://www.escribacafe.com/podcast-lxx-brasil-parte-3-a-republica/. Acesso em: 25 ago. 2022.

RIVETT, Kenneth. The Australian Quarterly. Bibliografia: v. 23, p. 93-102.

SOUZA, Ana Clara Aparecida Alves de. Identificação e Análise de Oportunidades Nacionais e Internacionais. Bibliografia: p. 3-9.

LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos. Bibliografia: p. 25.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Costa, B. da V., de Toledo, M. E. R., de Oliveira, M. A., Pinto, M. E. G. da S., Botelho, A. R., & Magnago, R. de O. (2022). Tipografia de modelagem de fonte R-Line da empresa VW. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/12