Desafios da gestão de resíduos sólidos urbanos em municípios fluminenses
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1068.2023Palavras-chave:
Resíduo sólido urbano, Gestão pública, Meio ambiente, Análise de dadosResumo
Este trabalho aborda os desafios enfrentados na gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) em municípios do estado do Rio de Janeiro. A coleta, tratamento e destinação corretos de RSU são essenciais para a preservação do meio ambiente e saúde pública, com impacto favorável na redução da poluição e disseminação de doenças. A partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), o estudo analisou qualitativamente e estaticamente a gestão de RSU nas cinco regiões fluminenses. No entanto, verificou-se que a falta de dados precisos no SINIR foi um obstáculo à elaboração de análises precisas. O Médio Paraíba é a região que apresentou o maior índice de municípios que declararam os dados/informações no SINIR para o período analisado. A análise dos custos de manejo de RSU também evidenciou variações significativas entre as regiões. Diante desse cenário, a gestão de RSU no estado do Rio de Janeiro requer uma abordagem mais abrangente e colaborativa entre os municípios para implementação de políticas assertivas sob as perspectivas econômica, social e ambiental. Como trabalho futuro, pretende-se aplicar técnicas de aprendizado de máquina para imputar dados faltantes, proporcionando uma análise mais robusta apoiada em inteligência artificial.
Downloads
Referências
ABRELPE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS, 2019. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2018-2019. Disponível em: <http://abrelpe.org.br/ panorama/>. Acesso em: 22 ago. 2022.
BRASIL. Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 14 ago. 2022.
CORTEZ, C. A. T.; ORTIGOZA, G. S. A. Consumo Sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo, Ed. Unesp, 2007.
FAVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel, SPSS e Stata. Rio de Janeiro, Ed. LTC, 2021.
FERREIRA, J. A. Resíduos Sólidos: perspectivas atuais. In: SISINNO, C. L. S. Resíduos Sólidos, ambiente e saúde: uma visão multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2022. Censo Demográfico 2022. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados>. Acesso em: 09 set. 2023.
SILVA, J. S. Gestão de resíduos sólidos e sua importância para a sustentabilidade urbana no Brasil: uma análise regionalizada baseada em dados do SNIS. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, v.1, n. 12, p. 61-70, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.