Como criar uma identidade visual para empresas de viagens

Autores

  • Henrique Martins Rodrigues UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ. https://orcid.org/0009-0000-1444-9392
  • Aline Rodrigues Botelho UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ. https://orcid.org/0000-0002-7558-4958
  • Roberto de Oliveira Magnago UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ. / Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Resende-RJ.

Palavras-chave:

Identidade visual, Empresas de viagens, Design thinking, Análise de similares, Design

Resumo

Esse artigo propõe uma revisão bibliográfica para se pensar em como criar uma identidade visual efetiva para empresas de viagens feita através de uma pesquisa desk seguindo a metodologia do Design Thinking. Foram feitas pesquisas sobre os principais conceitos dentro da área da identidade visual, bem como marca, símbolo, cores e tipografia. No final, desenvolvemos análises de similares por meio de tabelas comparativas observando, com base no conjunto teórico coletado, marcas de instituições já presentes no mercado, para que assim, possamos pensar em identidades para possíveis empresas no ramo. Nossas análises apontam padrões, principalmente em organizações já bem estabelecidas, que irão ajudar para uma marca efetiva, como paleta limitada (entre 3 e 4 cores), boa legibilidade, reprodução técnica, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos de design criativo. Uma introdução abrangente aos princípios do design criativo, apresentados por meio de explicações detalhadas e ilustradores com exemplos do design contemporâneo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.

STRUNK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. 3. ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.

VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz. Design Thinking: inovação em negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Henrique Martins Rodrigues, Aline Rodrigues Botelho, & Roberto de Oliveira Magnago. (2023). Como criar uma identidade visual para empresas de viagens. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1065

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias