A importância de implementar um setor de torre de controle para gestão da operação de uma transportadora de cargas fracionadas
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1056.2023Palavras-chave:
Ferramentas de qualidade, Indicadores chaves de desempenho, Custos, ProcessosResumo
A logística no cenário moderno deve ter papel de protagonista em relação à inovação, eficiência e qualidade e muitos fatores explicam essa tendência. Por um lado, como decorrência da crescente competição pelo mercado consumidor, surge a necessidade de garantir prazos de distribuição e oferecer um melhor nível de serviço, por outro, a preocupação com o custo nas empresas é cada vez maior. Com foco no aumento da performance operacional e na redução dos custos com desvios no ato da entrega, extraiu-se do Transportation Management System de uma transportadora de cargas fracionadas, conhecido comercialmente como TMS, os dados necessários para o desenvolvimento do indicador de performance de entregas. Após a estruturação dos dados, foram utilizadas ferramentas para gestão, como o diagrama de Pareto, possibilitando evidenciar que 63% dos atrasos estavam concentrados em apenas três ocorrências. Ao montar a Árvore de Falhas das ocorrências em relação aos atrasos de entrega, identificou-se o ponto em comum entre elas e com o ciclo PDCA planejar a aplicação dos planos de correção ao redefinir a base de CEP do TMS. Com o conjunto das aplicações dessas ferramentas de qualidade e metodologias de apuração de resultados, a transportadora elevou seu nível de serviço de 82,9% para 89,5% no acumulado, e ao comparar os 82,9% do 1º trimestre de 2023 contra os 96,6% do 2º trimestre de 2023, o aumento foi 14,3%. Resultados que refletem diretamente na quantidade de veículos utilizados e nos custos relacionados a eles.
Downloads
Referências
BERSSANETI, F. T.; BOUER, G. Qualidade: conceitos e aplicações – em produtos, projetos e processos. São Paulo: Blucher, 2013.
CALDEIRA, J. 100 Indicadores da gestão. Lisboa: Actual, 2012.
CORREA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
COX III, J. F.; SCHLEIER, J. G. Handbook da teoria das restrições. Porto Alegre: Bookman, 2013.
FOGLIATTO, F. S.; RIBEIRO, J. L. Confiabilidade e manutenção industrial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
LAGO, K.; ALVES, L. Dominando o Power BI. 3. ed. São Paulo: DATAB, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.