Lista de espécies de Borboletas frugívoras (Lepidoptera: Nymphalidae) do Parque Fluvial de Pinheiral, RJ

uma análise preliminar

Autores

  • Gabriel Vilete Herdi UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ. https://orcid.org/0000-0002-7558-4958
  • Andre Barbosa Vargas UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ.

Palavras-chave:

Lepdoptera, Biodiversidade, Mata Atlântica

Resumo

Lepidópteras são grandes polinizadores de plantas e colaboram com os ciclos de nutrientes presentes no ambiente, dois processos que são fundamentais para a vida na Terra. Com isso em mente, o estudo avaliou a diversidade de borboletas frugívoras da família Nymphalidae, no Parque Fluvial de Pinheiral, RJ. As coletas foram realizadas com métodos de registro que incluem a percepção passiva do ambiente por dados ambientais e a amostragem de espécimes por fotos ou por meio de captura. Concluindo-se então que os dados registrados de tais espécies ao longo do período do projeto ajudam a entender a fauna do ambiente em questão é a qualidade da preservação do ambiente. Os resultados permitem concluir que a riqueza e a composição de espécies de borboletas frugívoras estão diretamente relacionadas à fitofisionomia dos ambientes em que estão inseridas, seja pela influência da matriz ou por fatores externos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FRANCINI, R. B. História Natural das Borboletas do Vale do Rio Quilombo. Edição do autor. Santos - SP, 2010. p. 315.

FREITAS, A. V. L. & FILHO, O. J. M. Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Lepdópteros Ameaçados de Extinção. Série espécies ameaçadas. nº: 13 ICMBIO, 2011. p. 125.

Santos JP, Marini-Filho OJ, Freitas AVL, Uehara-Prado M(2016) Monitoramento de borboletas: o papel de um indicador biológico na gestão de unidades de conservação. Biodiversidade Brasileira-BioBrasil, (1), 87-99.

SILVA, A. R. M, CASTRO, C. O., MAFIA, P. O., MENDONÇA, M. O. C, ALVES, T.C.C., BEIRÃO, M. V. Borboletas frugívoras (Lepidoptera: Nymphalidae) de uma área urbana (Área de Proteção Especial Manancial Cercadinho) em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Biota Neotrop., vol. 12, no. 3. Minas Gerais, 2012.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Gabriel Vilete Herdi, & Andre Barbosa Vargas. (2023). Lista de espécies de Borboletas frugívoras (Lepidoptera: Nymphalidae) do Parque Fluvial de Pinheiral, RJ: uma análise preliminar. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1052

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)