Uma análise da presença das mulheres no Ministério Público brasileiro e português

a omissão quanto ao indicador de raça

Autores

Palavras-chave:

Representatividade Feminina, Ministério Público, Cargos de liderança, Brasil, Portugal

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a representatividade feminina no Ministério Público sob uma perspectiva comparada entre Brasil e Portugal, mais precisamente nas posições de tomada de decisão, uma vez que estes assentos tendem a ser majoritariamente ocupados por homens. A metodologia usada na elaboração deste artigo é qualitativa, logo analisaremos dados compilados pelas instituições superiores dos aludidos países. A escolha dos países justifica-se pela similaridade legal entre ambos, que deve-se à colonização lusitana. O objetivo deste trabalho é analisar de forma comparada a representatividade feminina nos cargos de liderança, pretendendo-se depreender o que limitaria a chegada das mulheres de forma efetiva aos cargos de poder decisório em instituições como o Ministério Público do Brasil e Portugal, bem como a efetiva presença de mulheres negras como membros do órgão. Esta pesquisa contribui para a busca de soluções a fim de viabilizar ações e fortalecer políticas públicas aplicáveis à promoção da igualdade de gênero no órgão ministerial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COMISSÃO PARA A CIDADANIA E A IGUALDADE DE GÊNERO. UNIDADE DE APOIO À ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO. Igualdade de gênero em Portugal: Boletim Estatístico, 2021.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Diagnóstico da participação feminina no Poder Judiciário de 2019.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Cenários de Gênero. 2017 a 2019.

Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_inform ativo.pdf.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Indicadores Sociais 2008. Lisboa, 2009.

SCIAMMARELLA, Ana Paula. Magistratura e gênero: uma análise da condição profissional feminina no Judiciário fluminense. 1ª edição. Rio de Janeiro. Editora: Autografia Edição e Comunicação LTDA. dezembro de 2020.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Brenda Martins Keller, Jullia Alexia Fusco Teixeira Ferreira, Mariana Queiroz de Oliveira, Vitória Machado Dantas, & Daniele do Amaral Souza Cavaliere. (2022). Uma análise da presença das mulheres no Ministério Público brasileiro e português: a omissão quanto ao indicador de raça. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/100

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas