Desenvolvimento de protótipo do aplicativo Make Me Up de automaquiagem para deficientes visuais
Palavras-chave:
Aplicativo de auto maquiagem, Deficientes visuais, Tecnologia mobile, Design inclusivo, Design thinkingResumo
Este projeto trata-se de um aplicativo para auxiliar os Deficientes Visuais se auto maquiarem - Make Me Up. Encontra-se na fase de prototipação das telas e de suas funções, bem como de toda a parte operacional de funcionamento e comandos do aplicativo, cadastro dos produtos e suas categorias através de um QRCode. Recursos de acessibilidade estão sendo utilizados como leitores de tela e os sintetizadores de voz, propondo-se a ter todos os produtos de maquiagem cadastrados juntamente com um áudio. Outro recurso utilizado foi definir um rótulo de acessibilidade na exibição dos campos. Todo o desenvolvimento do protótipo foi realizado através do método para gestão de projetos, que é denominado Kanban, através da ferramenta Trello, para possibilitar a equipe o gerenciamento do projeto, fluxo de trabalho ou monitoramento de tarefas. A linguagem utilizada no desenvolvimento do aplicativo foi o Typescript que serve para programar sites e aplicativos web. As próximas etapas serão a testagem e possíveis modificações até se chegar a um protótipo piloto final.
Downloads
Referências
ALVES, William P. Banco de Dados. Editora Saraiva, 2014.
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking: s.m. ação ou prática de pensar o design.1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.199 p.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blucher, 2016.
BAXTERHAN, Byung-Chul. No enxame: Perspectivas do digital. Petrópolis, RJ. Vozes, 2018.
CAMARGO, Robson Alves D.; RIBAS, Thomaz. Gestão ágil de projetos. Editora Saraiva, 2019.
CARTILHA DE ACESSIBILIDADE NA WEB. W3C BRASIL. Disponível em https://www.w3c.br/Materiais/materiais/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-III.html#capitulo3 Acesso em setembro de 2022.
NORMAN, Donald A. O Design Emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Ed. ROCCO, 2008.
REHKOPF, Max. O que é um painel Kanban? Disponível em https://www.atlassian.com/br/agile/kanban/boards. Acesso em setembro de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.