Perspectivas interdisciplinares no processo ensino-aprendizagem através da Educação Física

Autores

  • D. B. Padua Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • H. T. Falcão Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Processo ensino-aprendizagem, Educação Física

Resumo

Num mundo com diversidade de relações e dinâmicas, a educação, os métodos de ensino, as formas de aprendizagem não podem mais seguir um modelo tradicional. A interdisciplinaridade oferece um leque de opções para que a educação possa ser mais prazerosa, eficiente e produtiva através das relações constituídas entre as disciplinas que por meio de ações ativas, permite um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico, possibilitando ao aluno a formação de uma percepção global de tudo que o cerca a partir da ligação entre as disciplinas. No presente artigo, discute-se a interdisciplinaridade a partir de diversos autores que abordam este tema, defendendo o diálogo entre as disciplinas. Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa descritiva. O objetivo deste estudo é apresentar os possíveis métodos de intervenções interdisciplinares através das aulas de Educação Física em prol da melhoria do processo ensino-aprendizagem. Conclui-se que o projeto interdisciplinar junto ao processo ensino-aprendizagem é uma alternativa quando visa uma compreensão melhor por parte do aluno em relação ao seu saber educacional e a sociedade em que vive e que tal projeto será de eficiência a partir do momento em que os docentes superarem as barreiras de suas próprias disciplinas e se relacionarem com as demais.

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Publicado

14.08.2023