O conceito de pós-modernidade na formação do profissional de educação física

Autores

  • I. S. R. Rezende Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • A. Pereira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Pós-modernidade, Educação Física, Educação, Universidade

Resumo

O presente artigo visa investigar o conceito de Pós-modernidade e seus possíveis reflexos na formação do profissional de Educação Física da graduação em bacharelado, trazendo reflexões acerca dos conceitos de Modernidade, Pósmodernidade e Educação. Para isso, propõe-se uma pesquisa de análise documental do primeiro e do último projeto pedagógico do curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, das diretrizes curriculares do MEC/INEP e das normatizações do Conselho Federal de Educação Física. Optou-se pelo curso do UniFOA devido a seu valor histórico relacionado a profissão. Inicialmente é realizado um apanhado teórico acerca do conceito de Modernidade, posteriormente é apresentado o conceito de Pós-modernidade, tendo como principal referência Lyotard (2009), em seguida e feito um paralelo entre a Pós-modernidade aplicada ao conceito de Educação apontando a relação entre os dois conceitos e a formação do sujeito, para que por fim seja feita a análise dos documentos mencionados. Dessa forma pretendesse com o objetivo de identificar mudanças no processo de formação do estudante de Educação Física relacionadas a Pós-modernidade ao longo dos anos.

Referências

BRAGA, Marcos. Breve Historia da ciência moderna, volume 4: A belle-époque da ciência. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2008.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista brasileira de Educação, v. 24, n. 1, p. 5-15, 2003.

GAMBOA, Silvio Ancizar Sánchezn. O debate da pós-modernidade:as teorias do conhecimento em jogo. Filosofia e Educação, v2, n. 2, p.74-98, 2011.

LYOTARD, François Lyotard. A condição Pós-moderna. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2009.

MARINHO,Cristiane Maria. Lyotard e a pós-modernidade. Revista Labor, v. 1, n 1, p. 139-158, 2008.

NASCIMENTO, João Paulo Costa do. Abordagens do pós-moderno em música: a incredulidade nas metanarrativas e o saber musical contemporâneo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

PORTO, Ana Luiza Araújo. O lugar do ensino da história no projeto pedagógico da modernidade. Sæculum–Revista de História, v. 38, n. 38, p. 51-63, 2018.https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=_RNOPmWF_EgC&oi=fnd&pg=PA9&dq=ciencia++moderno&ots=5RZjjFnezd&sig=kLXXHdA3gA8DyraKmrUsRFNMJU#v=onepage&q=ciencia%20%20moderno&f=false. Acessado em: 20/04/2019

RIBEIRO, Márdem de Pádua. Pós-modernidade na educação. O que é isso? Iniciando as discussões. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 386-411, 2018.

VELLOSO, Monica Pimenta. História e Modernismo. Belo Horizonte: Autêntica

Editora, 2010.

Downloads

Publicado

11.08.2023